Ribeirão Preto recebe ônibus 100% elétrico para teste operacional

População poderá testar ônibus elétrico que estará à disposição até agosto e atenderá a cada semana uma região da cidade.
Image

Por BYD
Imagens Divulgação
/ Alexandre Azevedo

A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, começa a testar a partir de hoje, 13/05, o ônibus 100% elétrico da BYD modelo BYD D9W – 20 410 piso baixo.  Com capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé, o ônibus movido a energia elétrica, estará à disposição da população e atenderá a uma região por semana com viagens gratuitas.

A demonstração na cidade de Ribeirão tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade está adotando medidas sustentáveis. Os ônibus 100% elétricos são uma alternativa sustentável para as cidades que querem reduzir a poluição.  O modelo BYD D9W possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a base, onde é recarregado.

A recarga total (0% a 100%) se dá num período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.

lancamento onibus eletrico foto alexandre de azevedo 40

Para o diretor Institucional e Head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider a importância das cidades na adoção das políticas verdes é cada vez mais significativa para um planeta sustentável. “Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o meio ambiente. Os veículos comerciais a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nas cidades e, a substituição por uma energia limpa, não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”, explica o executivo.

A BYD é pioneira no Brasil na fabricação de ônibus 100% elétricos movidos a bateria. Com fábrica instalada em Campinas, a linha de produção é responsável pela montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), Midi Bus (D7M) e chassis 22 metros (D11B).

Vantagens do ônibus elétrico

Com capacidade para transportar 29 pessoas sentadas e 51 em pé, incluindo espaço para cadeirante, os ônibus são movidos a bateria de ferro-lítio. A bateria de ferro-lítio adotada pela BYD é a única bateria que, em contato com o oxigênio, não explode e não pega fogo. Outra vantagem da bateria de ferro-lítio é que ela será usada 15 anos nos ônibus e depois ainda poderá ser utilizada em sistemas de armazenamento de energia. O descarte é outro diferencial, pois este tipo de bateria não possui metais pesados em sua composição.

lancamento onibus eletrico foto alexandre de azevedo 48

Os ônibus elétricos da BYD têm ar condicionado,  tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Os ônibus possuem também monitoramento por câmeras e itinerários eletrônicos em Led. Além disso, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante. Pode-se ainda destacar o silêncio interno e externo que vai proporcionar bem-estar aos passageiros e à população em geral, que sentirá o impacto da redução na poluição sonora.

Chassis BYD D9W

O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW, equivale a 402 cavalos de potência e estão integrados às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros. Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas, através do sistema pneumático de suspensão.

Redução de poluentes locais

Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus vai deixar de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.