Os terminais da linha 115-Distrito Industrial/Antarctica

Em quase 30 anos de existência, linha foi esticada e mudou de terminal três vezes.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens
Rodrigo Gomes / Google Street View

Muita gente estranha os esticamentos e mudanças de terminal das linhas de ônibus de João Pessoa, mas não é de hoje que elas acontecem. Conforme a cidade cresce, o sistema precisa se dinamizar para atender às novas demandas que vão surgindo. E as linhas são modificadas por conta disso.

Um exemplo do histórico de esticamentos e mudanças de terminal é o da 115-Distrito Industrial/Antarctica, da Viação São Jorge. A linha opera há mais de 30 anos e já teve três esticamentos e mudanças de terminal.

Além disso, a linha foi uma das primeiras a operar no esquema de dupla função, em 1999.

O primeiro terminal

Criada para atender o Distrito Industrial, a linha 115 tem o nome de Antarctica por causa da localização do seu primeiro terminal, em frente a uma unidade da AmBev. O local, hoje um Centro de Distribuição da holding cervejeira, fora da Companhia Antarctica Paulista, uma das várias fábricas que produziam a Cerveja Antarctica no Brasil.

O nome da rua onde a unidade fica, Dr. Walter Belian, faz referência a um dos gestores da Antarctica.

WhatsApp Image 2021 06 19 at 13.38.54

A linha segue atendendo a área, porém no meio da década de 1990, teve o seu terminal alterado, sendo este primeiro desativado. O local ainda conserva as cores da Viação São Jorge.

O segundo terminal

A primeira extensão do itinerário da linha foi feita para atender a Comunidade Padre Ibiapina, além de parte do Bairro das Indústrias. Com isso, o terminal mudou para a Rua Roberval Seabra Marques, no Bairro das Indústrias.

WhatsApp Image 2021 06 19 at 13.38.54 1

O local já fora o terminal das linhas 104 e 1001, que saíram dali para o Loteamento Cidade Verde. O ponto final foi ocupado por quase 20 anos apenas pela linha.

O terceiro – e atual – terminal

Já no final da década de 2010, o ponto final da linha 115 é transferido para o Loteamento Cidade Verde, onde já estavam as linhas 104 e 1001.

WhatsApp Image 2021 06 19 at 13.55.45

Além do esticamento do itinerário, a linha 115 ainda passou a atender a segunda etapa do Loteamento Cidade Verde, substituindo a antiga I012 e dando opção direta aos moradores.

Com esses esticamentos, a linha 115 ganhou quase 3 km de itinerário nos últimos 20 anos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.