Linhas do TI Rio Doce, em Olinda, mudam operação para sistema de Integração Temporal

Com a inclusão do TI Rio Doce, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 17 passam a funcionar no sistema de integração temporal.
Image

Por Grande Recife
Imagem
JC Barboza

O Grande Recife, por meio de equipes de walkmídia e a distribuição de cartões VEM Comum, tem comunicado aos usuários do Terminal Integrado Rio Doce sobre o início da integração temporal no equipamento. A mudança passa a valer a partir do próximo sábado (17) quando o embarque nas 11 linhas que operam no TI só será permitido pela porta de frente dos ônibus. O sistema permite ao passageiro realizar embarques pagando apenas uma única tarifa, por sentido da viagem, dentro de período de duas horas, entre as linhas que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

A integração temporal possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando no planejamento das linhas. No caso do TI Rio Doce, o transbordo ocorrerá entre as linhas de ônibus que operam no local, mas nos terminais que fazem integração com o metrô é possível trocar de modal sem o pagamento de uma nova tarifa. Basta o passageiro registrar o cartão no validador da Estação de Metrô e girar a catraca, antes do intervalo de duas horas. Além disso, a integração temporal também evita a entrada irregular de passageiros no sistema.

É importante destacar que, nos TIs em que a integração temporal está ativa, o embarque nos ônibus acontece sempre pela porta da frente com a validação do cartão no validador e posterior passagem pela catraca. Quando o embarque estiver sendo realizado em um segundo ônibus ou no metrô, nas estações e TIs habilitados com o sistema, basta ficar atento ao visor do validador que emite a mensagem ‘Integração Temporal’ para indicar que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso porque são uma gratuidade concedida pelo Governo do Estado a estes segmentos.

No caso de eventual desconto de uma segunda tarifa antes do tempo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. Neste caso, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Com a inclusão do TI Rio Doce, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 17 passam a funcionar no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá e Rio Doce.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.