Os 55 anos da Rio Tinto e sua clássica pintura

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Ônibus Paraibanos / Museu Digital Nielson

Neste domingo, 26 de setembro, uma das mais tradcionais e importantes empresas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros da Paraíba completa 55 anos: a Viação Rio Tinto.

A empresa foi fundada em 26 de setembro de 1966, no bairro de Jaguaribe em João Pessoa, com o objetivo de explorar os serviços de transporte de passageiros intermunicipais na Paraíba.

Inicialmente com a razão social Irmãos Azevedo Ltda, a Rio Tinto começou atuando nas linhas João Pessoa X Mamanguape e João Pessoa X Rio Tinto. Posteriormente as linhas a partir de João Pessoa para municípios do litoral norte paraibano como Baía da Traição, Mataraca e Rio Tinto (Via Sapé), passaram a fazer parte da rota da empresa paraibana.

Tempos depois, a empresa passou a ter uma nova razão socal Azevedo & CIA LTDA e incorporou a Empresa de Transporte Expresso Brasileiro Rio Tinto Ltda.

Em 2006, a Rio Tinto foi adquirida por uma empresa do ramo de autopeças, ganhou nova razão social (Viação Rio Tinto Ltda.) e desde 2010 a Rio Tinto ampliou seus horizontes passando a operar as linhas que eram da Transportes Boa Viagem, que ligavam diversas cidades do brejo paraibano com a capital, da Empresa Viação Bela Vista que encerrou atividades em 2018 e da Jonas Turismo no ano passado.

Quanto aos layouts utilizados pela Rio Tinto, um dos mais belos e marcantes foi a que a empresa utilizou a partir do final dos anos 70, início dos anos 80. O layout tinha o fundo na cor creme e “ondas” em tons de laranja.

Os últimos veículos a virem de fábrica com este layout foram os Viaggios GV da Marcopolo com prefixos 1401 e 1402.

Este layout foi utilizado até pelo menos o ano de 2012 no veículo de 0 prefixo 1404, um dos clássicos da frota da empresa paraibana.

Porém, esse layout não foi exclusividade da Viação Rio Tinto. Várias outras empresas de diversos lugares do país também utilizaram este layout com várias outras cores, nenhuma igual a combinação de cores utilizada pela Rio Tinto, Veja algumas;

Prezzoto (Rio Grande do Sul)

Cristália (São Paulo)

Nobre (RJ?)

Francorrochense Tur (São Paulo)

Santa Luzia (Rio Grande do Sul)

Caratinga Turismo

Qualquer semelhança entre as pinturas, é apenas mera coincidência.

Atualmente a frota da Rio Tinto conta com cerca de 51 ônibus, sendo 49 com motorização dianteira e três com motorização traseira.

Desses 51 ônibus, 47 contam com carrocerias da Marcopolo, sendo 44 do modelo Ideale 770 e 3 do Paradiso G7 1200. Os quatro ônibus restantes contam com carrocerias da Mascarello.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.