Uma parte da história contada em fotos: Princesa do Seridó

Por Ônibus Paraibanos
Texto Philippe Figueiredo/JC Barboza
Imagens
CurraisNovos.net / Acervo Philippe Figueiredo

João Rodrigues Alves foi um empresário que nasceu na cidade de Serra Negra, Rio Grande do Norte no dia 5 de julho de 1912 e posteriormente mudou-se para cidade de Areia, Paraíba. Logo após, muda-se para São José de Piranhas e em seguida Cajazeiras de onde nunca mais saiu.

O empresário passa a expandir seus negócios não só na cidade de Cajazeiras, onde além da Viação Andorinha mantinha um posto de gasolina, uma casa de peças e pneus e era sócio da revenda Volkswagen na cidade. Passou a atuar também no Rio Grande do Norte onde em 1966, adquire do empresário da cidade de Caicó Manoel de Neném a Viação Princesa do Seridó juntamente com suas linhas: Natal x Cajazeiras via Caicó; Natal x Caicó; Natal x Currais Novos e Natal x Crato, esta linha foi criada já na administração da Andorinha.

A administração da Princesa do Seridó ficou a cargo do seu filho mais velho José Rodrigues, o Zezinho. Aliás, seus filhos, somente Zezinho e Paulo Rodrigues, ainda adolescentes, foram os únicos filhos integrados como sócios na firma do pai e com ele trabalharam até a sua morte.

Com o falecimento de seu João, seus filhos passam a tocar os negócios, mas sem o mesmo ritmo e tino comercial do pai e em seis anos, a Princesa do Seridó não existia mais. A Seridó vendeu suas linhas Caicó x Natal e a Currais Novos x Natal para a Auto Viação Jardinense e a linha Natal x Cajazeiras possivelmente foi desativada. O restante da empresa, juntamente com a linha Natal x Crato, foi vendida para a Gontijo em 1983.

Até hoje a linha Crato X Natal é operada pela Gontijo com saídas diárias de Natal ás 19:00, e da cidade cearense do Crato, ás 17:00. A duração da viagem é de pouco mais de 13 horas e a linha atende cidades como Juazeiro do Norte, Missão Velha, Barbalha e Milagres, no Ceará, Cajazeiras, Sousa, Jericó, Catolé do Rocha e Brejo do Cruz, na Paraíba e Jardim de Piranhas, Caicó, Cruzeta, Acari, Currais Novos, Santa Cruz, Tangará e Bom Jesus, no Rio Grande do Norte.

As linhas Caicó X Natal e Currais Novos X Natal ainda são operadas pela Jardinense. Sobre a Caicó X Natal, a primeira empresa que explorou a concessão da linha foi a “Rede Viação Seridoense”, fundada por Othon Osório de Barros, o seu primo Manoel Genésio Cortez Gomes e Lourival do Nascimento, naturais de Currais Novos/RN e Parelhas/RN, nos anos 1920/1930.

Uma curiosidade é que achamos um CNPJ da Viação Princesa do Seridó Ltda. datado de 11 de agosto de 1971. Segundo a nossa pesquisa, esse CNPJ foi baixado em 31 de dezembro de 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vissta Buss DD da Viação Cometa O Ônibus Paraibanos agora é Ônibus & Transporte As novidades da Empresa Líder Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 09/2021 Apache Vip V da Matias Vissta Buss 400 da Cantelle El Buss 320 L da Solazer El Buss FT da Dom Bosco Apache Vip V da Viação Novacap Vissta Buss DD da 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 08/2021 Senior da PB Rio