Eu era assim, estou assim: 0441 da Mandacaruense

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Ônibus Paraibanos / Thiago Alex / Josenildo Elias
/ Ovídio Carvalho

A extinta Empresa de Transportes Mandacaruense operou por quase 50 anos no sistema de transporte público de João Pessoa. E em toda a sua história, ônibus de várias fabricantes como Ciferal, Marcopolo, Caio, Busscar, Nielson, Nimbus, Neobus, Thamco, entre outras passaram pela frota de uma das mais tradicionais empresas de ônibus paraibanas.

Hoje, vamos abordar um veículo em específico, o 0441, um Busscar Urbanus com o chassi OF-1620 da Mercedes-Benz, que rodou por seis anos, de 1994 a 2000, na frota da Mandacaruense.

O 0441 foi o primeiro ônibus da Busscar adquirido 0 km pela empresa, já que o outro Urbanus que rodava na empresa, de prefixo 0440, foi adquirido seminovo da empresa fluminense Transportes Santo Antônio. Ambos chegaram na mesma época.

Veículo chegou na mesma época do 0441, porém era seminovo, ex Santo Antônio do RJ.

Ele iniciou as suas operações na linha 504-Mandacaru, mas como a empresa não efetivava carros em linhas, esse Urbanus rodou em todas as linhas da Mandacaruense.

Uma das últimas linhas que ele operou na empresa pessoense antes de ser desativado em 2000 foi a 506-Bairro dos Estados. Ele foi substituído por um Apache S21 com chassi OF-1721 da Mercedes-Benz no ano de 2001.

Substituto do Urbanus

A partir daí, o destino do 0441 da Mandacaruense foi Alagoas. Os últimos registros fotográficos dele foi em terras alagoanas já em mãos de particulares.

Em um dos registros, de 2009, em São Miguel dos Campos, Alagoas, ele está com o layout da empresa paraibana, apenas sem o nome da Mandacaruense. Até o prefixo foi mantido.

Ele já em Alagoas mantendo várias características dos tempos da Mandacaruense

Já no segundo registro, em 2014, na cidade de Maceió, ele já está sem a pintura da Mandacaruense, totalmente branco.

Segundo o aplicativo Sinesp, o último emplacamento do antigo 0441 foi na cidade alagoana de Viçosa, mas não dá pra saber se ele ainda roda ou já foi sucateado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.