No último dia de atividade SIPAT da Unitrans aborda a Saúde Mental e psicóloga dá dicas de como manter a mente sempre saudável

A profissional deu dicas de como cuidar melhor da mente programando-a para vivenciar melhor algumas situações.
Image

Há pesquisas em todo o mundo que colocam os problemas de saúde mental, principalmente, após o aparecimento do novo coronavírus, como parte de uma nova pandemia. A ansiedade, o estresse e a depressão passaram a ser vistas em pessoas próximas e isso tem sido tratado com mais seriedade hoje. Assim, levando em consideração que o assunto não é “frescura”, a empresa de ônibus Unitrans encerrou, nesta sexta-feira (26), sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) com o tema “Saúde Mental”, com a Psicóloga e Coordenadora Corporativa de Recursos Humanos da empresa, Thalita Amarante. A profissional deu dicas de como cuidar melhor da mente programando-a para vivenciar melhor algumas situações.

Ela abriu sua palestra já com uma informação importante: “Cuidar bem da saúde mental é cuidar bem de nossa vida”, disse ela. Thalita explicou que o ser humano possui o corpo físico, cuidado com alimentação saudável e prática de exercícios, mas que também existe a mente. E como cuidar dela? Segundo a psicóloga, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que saúde mental depende de dois fatores: o primeiro deles é como a pessoa reage às exigências da vida e o outro é como a pessoa equilibra as vontades e expectativas na vida.

Ao final, Thalita deu sete dicas importantes: a primeira delas é que a vida, o estilo dela, depende daquilo que se nutre. “Pensamentos e atitudes que nutrimos vão influenciar a saúde mental. Sua vida é reflexo do que você alimenta dia a dia”, explicou ela, orientando o público a ter pensamentos assertivos. A segunda dica é que aquilo que é alimentado domina a pessoa. “Vai fazer parte de nossas características, será um óculos pelo qual vou ver o mundo. Quais os pensamentos que eu tenho alimentado? Temos que refletir sobre isso. Se a gente quer trabalhar para uma saúde mental equilibrada, em emoções, temos que filtrar esses sentimentos para manter o que é positivo”, frisou Thalita.

A terceira dica é a realização constante da autoanálise. Criar esse hábito. “Como está seu dia a dia? Se questione, procure se conhecer. Qual o caráter que eu tenho? Que tipo de pessoa eu quero ao meu lado?”, sugeriu ela, embalando com a quarta dica que é cultivar um olhar diferente sobre os problemas. “A vida é feita de problemas, obstáculos. Sim, eles são inevitáveis. No entanto, quanto mais temos habilidade de lidar com situações difíceis e trabalhamos essas habilidades, mais temos saúde mental. Às vezes temos que enfrentar os desafios e fechar ciclos”, comentou.

No ultimo dia de atividades da SIPAT o tema trabalhado foi Saude Mental

O quinto ensinamento foi: aceitar o que não se pode mudar, ou seja, aceite, enfrente e se adapte. “A gente precisa aprender a lidar com situações que não podem ser mudadas. As pessoas, às vezes, ficam preocupadas com o futuro, com as coisas que não tem controle. Temos que aprender a se adaptar, enfrentar e lidar com as coisas que não podemos mudar. Ora aceitando, ora se superando, ora se desenvolvendo”, afirmou.

A sexta e a sétima dica são: “ocupe a mente e adote um estilo de vida e expectativas saudáveis”. Thalita explicou que é preciso saber com o que ocupar a mente. “Augusto Cury descobriu a Síndrome do Pensamento Acelerado. Pessoas que não param de refletir e à noite, quando tentam dormir tem um sono muito ruim porque na mente vem uma enxurrada de pensamentos. Então, é preciso ocupar com o que nos dá prazer também e fazer o controle disso antes de dormir”, recomendou a psicóloga, encerrando com a adoção de um estilo de vida saudável. “Pequenas escolhas positivas fazem a diferença”, reiterou ela, desafiando seu público a testar suas dicas e observar a mudança em suas vidas.

A Psicologa e Coordenadora Corporativa de Recursos Humanos da Unitrans Thalita Amarante foi a palestrante do ultimo dia
A Psicóloga e Coordenadora Corporativa de Recursos Humanos da Unitrans, Thalita Amarante foi a palestrante do último dia

A SIPAT da Unitrans aconteceu entre os dias 22 e 26 de novembro e foi realizada 100% online. Para cada dia, um tema: uso de EPIs foi tratado no dia 25; a prevenção do câncer de próstata no dia 24; IST/ DST abordado no dia 23, e a alimentação saudável foi o tema de abertura do evento, no dia 22. “Foi uma semana rica em conhecimentos e espero que a gente tenha contribuído para que nossos colaboradores tenham uma melhor qualidade de vida, tanto no cotidiano da empresa, quanto fora dela”, disse a diretora da Unitrans, Lorena Dantas.

Fonte: News Comunicação


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.