Novo ônibus elétrico começa a rodar em Niterói

Começou a operar neste sábado, 27/11, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, um novo ônibus 100% elétrico fabricado pela BYD.

Com chassi D9W e carroceria Gran Via BRS da Mascarello, o novo ônibus substititui um Millenium BRT da Caio com o mesmo chassi fabricado pela BYD.

O novo veículo está em testes pela empresa Auto Lotação Ingá que faz parte do Consórcio Transnit que opera o serviço de transporte público da cidade de Niterói e também atua na operação de linhas intermunicipais entre Niterói e o Rio de Janeiro. O ônibus elétrico está sendo testado na linha 49-2 – Fonseca x Icaraí x Centro (via Desembargador Lima Castro).

O ônibus foi cedido pela BYD para uma série de testes operacionais que teve início no mês de setembro e tinha previsão inicial de 60 dias. Os testes serão realizados pelos dois consórcios rodoviários da cidade para uma avaliação mais profunda do uso da tecnologia no dia a dia.

Niterói pretende lançar no primeiro semestre do ano que vem uma licitação para uma compra inicial de 40 ônibus elétricos, o que corresponde a 5% da frota atual de ônibus da cidade, ampliando depois para 10% o uso dos elétricos.

Antes da Ingá, o veículo também foi testado pelo consórcio OT Trans que opera o transporte público de Salvador, capital da Bahia.