Ônibus da Itapemirim: Tribus II 16117

Neste domingo estamos lançando uma nova série batizada de “Ônibus da Itapemirim” aonde traremos os ônibus que passaram pela frota ao longo da história da mais tradicional empresa de transportes do país, a Viação Itapemirim.

E na primeira matéria dessa série, vamos relembrar um Tribus II com chassi Scania K 112 CL, fabricado em 1986 e que na Itapemirim teve o prefixo 16117.

Notem que antes do nome Tribus é possível ver o prefixo dele em seus tempos de Penha

Esse Tribus começou sua trajetória na paranaense Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha, quando esta fazia parte do Grupo Itapemirim. Na Penha, o seu prefixo era o 13153.

Não conseguimos precisar a data que o veículo foi transferido para a Itapemirim.

Posteriormente passou por duas empresas gaúchas, na EB Turismo, que manteve as características do layout da Itapemirim no Tribus e na Icotur.

A última habilitação deste Tribus na ANTT foi em junho de 2020 pela Transportes Marcos Fogaça Eireli, empresa com sede em Cruz Alta, Rio Grande do Sul.

A primeira placa do antigo Tribus 16117 da Itapemirim foi BO 0894 e com a adoção da placa de três letras em 1990 no Paraná, aonde foi emplacado pela primeira vez, mudou para AAE 9883. Seu primeiro registro documental foi em 30 de abril de 1986 pela Penha.

Uma curiosidade é que segundo o Sinesp, o chassi dele está registrado como Scania F112, modelo de chassi dianteiro da montadora sueca.