Agora, só em 2022! O que o novo ano nos trará?

2021 termina com desafios maiores com os que 2020 trouxe. Sobreviver é a palavra-chave, equilíbrio a palavra de ordem, a saúde um objetivo.
Image
badge coluna do josivandro avelar onibus e transporte

E este é o último post do ano de 2022 aqui no Ônibus & Transporte. O site começou o ano como Ônibus Paraibanos, mudou de nome por causa da abrangência dos assuntos que iam além do ônibus e da Paraíba. O ano termina com tantas incertezas no segmento como começou. Ainda estamos sentindo os efeitos de uma pandemia que ainda não acabou, e que por isso, traz justamente essas incertezas para mais esse começo.

Por isso, o novo ano trará criatividade e parcimônia na hora de tomar as decisões que são necessárias, justamente para que sistemas não entrem em colapso. Queira ou não, ele está próximo e cabe justamente criatividade e ação para evitar que isso aconteça. Muitas vezes, é melhor entender o que está sendo feito do que dar um passo maior que as pernas que custe caro lá na frente. Muita gente aprendeu dessa maneira.

O transporte, a mobilidade urbana e tudo o que envolve esse universo entram 2022 com o desafio de sobreviver, principalmente com o desafio de equilibrar as contas ao mesmo tempo que não se pode perder o pouco que se tem, e isso falando justamente no equilíbrio de tarifas, onde o ano começa com o dilema: como equilibrar os custos dos sistemas com planilhas defasadas, mas sem aumentar as tarifas, impedindo mais evasão de passageiros? Um sinal de que esse modelo desfavorável para o passageiro precisa mudar.

Esse é só mais um dos desafios que 2022 trará. Enquanto o sistema não conseguir um meio para sobreviver de forma segura, difícil pensar que o próximo ano vá ser diferente. Por isso, equilíbrio é a palavra de ordem. Estar firme, uma meta. Ter saúde, um objetivo. Mas nada mais será como antes, porque o estilo de trabalho de muitas pessoas mudou. E talvez elas nem voltem a ter a mesma rotina de antes.

No mais, estas são as últimas palavras de 2021. Que em 2022 contemos novas histórias e que você possa ler aqui boas notícias. Para você, para nós, por todos.

Aqui ficam os votos deste colunista de Feliz Ano Novo para você e sua família. Até 2022!

josi 507

Esta foi mais uma coluna do Josivandro Avelar. E aí, vamos conversar mais sobre como os problemas do nosso transporte vão além do veículo ônibus e o que isso tem a ver com a dinâmica da cidade onde você mora? Tô aqui no Ônibus & Transporte falando sobre isso, mas falo sobre outros assuntos no Blog Josivandro Avelar e no podcast Luneta Sonora. Você também pode me seguir no Instagram.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.