Crise na Itapemirim põe em xeque a principal bandeira do segundo mandato do prefeito de São José dos Campos

Prefeito de São José aposta no novo sistema de transporte coletivo, incluindo a Linha Verde, como divisor de águas na cidade.
Image

A crise no Grupo Itapemirim ganha um novo capítulo a cada dia e se transforma na maior ameaça ao principal projeto do segundo mandato do prefeito Felicio Ramuth (PSDB), o novo sistema de transporte de São José dos Campos.

Classificado como inovador, ousado e complexo, o novo sistema de transporte tem no Grupo Itapemirim o vencedor dos dois lotes de operação dos ônibus na cidade, além da Linha Verde.

A empresa venceu a licitação no ano passado, assinou contrato e tem que operar o novo sistema a partir de 15 de maio, mas segue envolvida em escândalos cada vez mais robustos que ameaçam a operação dos ônibus.

Com isso, o buraco em que vai entrando a empresa de ônibus afeta diretamente o cumprimento da bandeira de Felicio do segundo mandato e a vida de milhares de passageiros em circulação na cidade. Em média, o sistema teve 4,2 milhões de usuários atendidos por mês no ano passado.

IMG 0182

“O novo desenho do transporte coletivo vai trazer um maior conforto, quantidade de viagens, novos veículos para a população. O meu desejo é concluir todo esse processo e ser um exemplo em transporte público onde a Linha Verde tem também um grande peso”, disse Felicio, em julho do ano passado, em entrevista a O VALE.

NOTIFICAÇÃO

Nesta terça-feira (4), o discurso do prefeito de São José dos Campos com relação ao transporte mudou e o otimismo deu lugar à preocupação.

O tucano gravou um vídeo e postou nas redes sociais para informar que a prefeitura emitira a primeira notificação à Itapemirim Group Ltda por descumprimento do contrato do transporte coletivo.

De acordo com Felicio, a Itapemirim deveria ter apresentado na última segunda-feira (3) o contrato de aquisição dos novos ônibus para operar o sistema em São José dos Campos.

O edital prevê uma frota de 543 novos veículos nos dois lotes, sendo 399 deles de grande porte. No entanto, a Itapemirim não apresentou o contrato de aquisição de nenhum veículo.

“Hoje emitimos a primeira notificação à Itapemirim por descumprimento da apresentação do contrato de aquisição dos ônibus a serem utilizados na nova concessão do sistema de transporte público. A empresa tem 72 horas para prestar esclarecimentos”, disse o prefeito de São José, em vídeo nas redes sociais.

O mandatário já admite a rescisão do contrato caso a Itapemirim não apresente o contrato de compra dos novos ônibus, conforme prevê a licitação.

PROBLEMAS

Desde a segunda quinzena de dezembro de 2021 a Itapemirim vem colecionando problemas em sequência. Começou com a interrupção temporária da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) e de todos os seus voos, deixando milhares de passageiros sem transporte no país.

O caso levou o Ministério Público de São Paulo a pedir à Justiça que bloqueie os bens do empresário Sidnei Piva de Jesus, dono do Grupo Itapemirim, e declare a falência da Viação Itapemirim e da ITA.

A promotoria afirma que há indícios de uma série de irregularidades cometidas por Piva e gestores das empresas de modo a descapitalizar a Itapemirim e usar os recursos da empresa de ônibus, em recuperação judicial, para constituir a agora suspensa linha aérea.

CANCELAMENTO

Em Nova Friburgo (RJ), a Itapemirim abandonou um contrato para operar 91 ônibus após assinar contrato emergencial com a prefeitura. O documento foi assinado em 25 de junho de 2021, com validade de 12 meses, mas não foi cumprido.

O calote é investigado por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara de Nova Friburgo, que apresentou relatório em dezembro.

Para analistas do setor rodoviário ouvidos por O VALE, há o risco de o mesmo problema ocorrer em São José, em razão da quantidade de questionamentos, dúvidas e indícios de irregularidades que rondam a Itapemirim.

O primeiro indício de problema surgiu com o descumprimento do contrato entre a Itapemirim e a Prefeitura de São José dos Campos.

COBRANÇA

O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba cobrou posicionamento da Prefeitura de São José dos Campos diante dos problemas do Grupo Itapemirim. A entidade disse estar preocupada que aconteça na cidade o mesmo que em Nova Friburgo.

“O Grupo Itapemirim foi flagrado desrespeitando direitos trabalhistas e abandonando à própria sorte o serviço de transporte público em outras cidades do país”, apontou o sindicato.

OUTRO LADO

Procurado, o Grupo Itapemirim negou que a suspensão temporária no setor aéreo tenha impacto no contrato com São José dos Campos, mas não comentou a notificação da prefeitura por descumprimento do contrato.

“A suspensão temporária das operações aérea não gera nenhum impacto no plano de negócio para o transporte urbano em São José dos Campos. O Grupo Itapemirim segue com o seu planejamento, conforme contrato assinado com a prefeitura municipal.”

Esta reportagem integra o ‘Dossiê Itapemirim’, série de matérias especiais que investiga a empresa de transportes rodoviários vencedora da licitação em São José dos Campos.

Fonte: O Vale




Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.