Monobloco Mercedes-Benz restaurado relembrará clássico da Itapemirim

Veículo é mais um relembrar os bons tempos da Itapemirim.

Nos últimos tempos, diversos ônibus que já passaram pela frota da Itapemirim por fãs e admiradores da tradicional empresa rodoviária fundada em 1953 na cidade de Cachoeiro do Itapemirim pelo empresário Camilo Cola.

A própria empresa mantém alguns dos ônibus que fazem parte da história da Itapemirim em sua garagem e chegou a plotar as pinturas utilizadas em alguns desses ônibus em veículos que faziam parte da frota na época da comemoração dos 60 anos da empresa.

Essa onda “retrô” ficou mais evidente quando a Viação Cometa restaurou o CMA Flecha Azul prefixo 7455, ano 1999, para comemoração dos 65 anos da empresa em 2013. A partir daí, empresas como 1001, Util, Boa Esperança, Guanabara e Garcia aplicou em ônibus novos os layouts utilizados por elas no passado.

Até mesmo particulares passaram a restaurar antigos ônibus com layouts antigos das empresas. Exemplos recentes é um Marcopolo Viaggio G4 com o layout da Salutaris, um Jum Buss 340 com o layout da Gontijo, um Tribus II com o tradicional layout da Penha, um raro Ciferal Dinossauro com chassi Volvo B58 com o layout utilizado pela Real Expresso e um monobloco O-364 com o layout da extinta CMTC de São Paulo.

Inclusive vários ônibus que passaram pela frota da Itapemirim foram restaurados e são exibidos em exposições pelo país.

Em Belo Horizonte, um monobloco O-371 RSD está sendo restaurado com as cores da Itapemirim e vai matar a saudade de quem curte a “amarelinha”, principalmente a frota antiga e seus inesquecíveis layouts.

O veículo relembra um monobloco Mercedes-Benz O-371 RSD de prefixo 6665 que fez parte da frota do serviço Rodonave da empresa capixaba. Fabricado em 1990 e com ano modelo 1991, o seu prefixo quando fazia parte da frota da Itapemirim era o 6665.

O 6665 quando ainda fazia parte da frota da Itapemirim

O layout aplicado nesse monobloco foi o quarto utilizado pela empresa e o segundo com a cor amarela. O layout foi adotado na década de 1970 e um dos mais marcantes e lembrados que a empresa já teve e rememora o início das operações do serviço “Rodonave” – categoria Leito. Foi mantido as mesmas cores do anterior, porém com mudança do desenho e a adoção do nome do serviço oferecido pelo veículo logo acima do nome da empresa na cor vermelha.

Seu interior está bastante conservado. O veículo conta com 48 poltronas com cinzeiro, banheiro e janelas corrediças com cortinas. Por suas características internas, ele não aparenta ser um autêntico ex-Itapemirim.

O monobloco está em fase de finalização da restauração e em breve o veremos nas ruas trazendo a nostalgia dos bons tempos da Itapemirim.

Imagens: Rafael Van Der Maas / Júlio Barboza / Robert Feres Tompsom Machado

, , ,
0compartilhamentos

Inscreva-se na nossa newsletter