Um Bus Andino… dez anos depois

Com 43 anos de existência, ele segue firme, mas não tão forte rodando por aí.
Image

Numa das minhas viagens pela Rodovia Presidente Dutra, ao passar pelo praça de pedágio Viúva Graça, em Seropédica, sentido São Paulo, a uns 15 dias ou mais, vi algo diferente parado pagando o pedágio.

Quando cheguei perto do pedágio, vi que era um ônibus-caminhão – mix adaptado, utilizando-se o frontal dos modelos médios de carga, fabricados pelas montadoras nacionais e o restante era o “corpo” da carroceria de um ônibus no estilo convencional, muito aplicado para atender exclusivamente o mercado andino.

Como passei pela pista automática, resolvi acelerar e parar num posto de gasolina cerca de um km após a praça de pedágio para fotografá-lo. Para a minha sorte ele parou neste posto para abastecer e pude fazer algumas fotos.

IMG 7900

Ao fotografá-lo, descobri que ele é um Ford F600 com a carroceria Gabriela, modelo urbano produzido pela fabricante de carrocerias paulista Caio.

Fabricado em 1979, esse misto de ônibus e caminhão está emplacado em São Paulo.

Há dez anos, republicamos uma matéria da Revista Inbus Transport com texto do querido Hélio Luiz de Oliveira (In memorian) que fala um pouco desse tipo de ônibus.

Na matéria, intitulada Bus Andino… misto de caminhão e ônibus. Hélio mostra alguns dos modelos produzidos no país, com carrocerias da Marcopolo e Caio, além de chassis de várias montadoras.

Relembre essa matéria clicando nesse link: https://onibusetransporte.com/2012/08/21/bus-andinomisto-de-caminhao-e-onibus/

IMG 7897

Enquanto o que eu fotografei, seguiu viagem na Dutra sentido São Paulo.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.