Evento em São Paulo expôs ônibus elétricos

Veículos foram expostos durante os dias da realização do evento Parque da Mobilidade Urbana.

Na última semana, entre os dias 23 e 25 de junho, foi realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Parque da Mobilidade Urbana, evento que ofereceu ações interativas, como test drive com carros elétricos, aulas de bike, simuladores, exposição de drones, desafios de mobilidade entre outros.

A feira reúniu fabricantes de veículos de passageiros, carga, transporte público, ou qualquer tipo de produto/serviço que ofereça solução ou trabalha com mobilidade urbana em sua organização; No evento, foi possível ter experiências com carros, motos e bicicletas elétricas, saber como funciona um drone ou ainda acredita que a mobilidade precisa ser inclusiva e sustentável.

Durante o evento, dois ônibus 100% elétricos foram expostos: o Azure A12BR, da Higer e um Caio Millennium com BYD D9A 20.410 – Padron piso alto.

O Azure A12BR possui 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 70 passageiros.

Alimentado exclusivamente por baterias CATL com 385 Kwh, possui autonomia de 270 km com uma carga e tempo de recarga declarado de 4 horas para uma carga completa. O ônibus possui piso baixo, eixos ZF, sistema de ar-condicionado da marca Spheros, suspensão a ar, carregadores USB, freios regenerativos ABS e conexão à internet através de Wi-Fi.

O Caio Millennium com BYD D9A 20.410 – Padron piso alto possui motor BYD-2912TZ-XY-A integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração, autonomia de até 250 km por recarga e baixo custo de manutenção. Conta tamém com piso baixo, sem degraus para o embarque e desembarque de passageiros, o que facilita a acessibilidade.

O veículo é equipado com freio a disco regenerativo com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, que proporcionam mais segurança e autonomia ao veículo. Sua estrutura tem material de alta resistência à torção e uso intensivo.

A suspensão pneumática integral gera conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) – permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque e desembarque de passageiros.

A coluna de direção permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia. O veículo conta com cinco anos de garantia para o trem de força.

O veículo conta ainda com sistema de ar condicionado, itinerários eletrônicos, janelas corrediças,poltronas estofadas, entre outros itens.

Texto: Wellington Cadore / Júlio Barboza

, ,
0compartilhamentos

Inscreva-se na nossa newsletter