“Bom dia, galera! Estamos saindo agora do ponto, hein? Pra passar por aí. Beijinhos, tchau, tchau”. É assim que Leilane Azeredo de Mello costuma começar seus dias: informando a localização do ônibus da linha 445l – Nova Iguaçu X Xerém, da Transportes Flores, aos amigos passageiros pelo grupo de Whatsapp criado por eles. Intitulado “Bonde do 105” (número final do veículo), o canal de comunicação surgiu para tornar o trajeto para o trabalho mais prático e agradável, além de conectar ainda mais os passageiros.
“Nós pegamos o mesmo ônibus todos os dias, daí surgiu uma amizade. A gente se fala o tempo todo, desde quando pegamos o ônibus até chegar ao nosso destino”, diz Leilane.
“Dessa forma, a gente tem sempre um contato. Brincamos, conversamos, contamos histórias… A gente se ajuda. Se tem algum problema no trajeto, algum colega que já tenha passado pelo local nos comunica. E aí avisamos ao motorista. É uma forma de colaborar com a empresa e com o trabalho do fiscal”, conta o passageiro Ailton Teixeira.
O motorista Wilkinson Mazzoca, o cobrador George da Cunha e o controlador Johnny Teixeira também fazem parte do grupo.
“Para nós, que somos rodoviários, é uma satisfação exercer a nossa profissão e ainda fazer amigos. Eles chamam a gente pelo nome, sabem nossos horários. O dia a dia fica mais leve. A gente consegue levar o sustento para nossa família e se diverte”, diz George.
Para Mazzoca, é gratificante saber que seu trabalho tem uma influência positiva na vida das pessoas. “A importância de ser rodoviário para mim é diariamente estar nas ruas atendendo a população”, afirma.
Veja o vídeo:
Fonte: Somma Comunicações – Nicole Gois