Primeiro dia do cadastramento de idosos no sistema de bilhetagem eletrônica de JP beneficia 200 pessoas

O cadastramento está ocorrendo no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, localizado na Avenida Josefa Taveira, das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira.
Image

Nesta quinta-feira (25), primeiro dia do cadastramento de idosos do sistema de bilhetagem eletrônica, 200 idosos receberam o cartão Passe Legal de Gratuidade. O cadastramento está ocorrendo no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, localizado na Avenida Josefa Taveira, das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira.

Essa ação é uma iniciativa do Conselho Municipal do Idoso e do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros (Sintur-JP).

O diretor institucional do Sintur, Isaac Moreira, disse que o cadastramento é muito importante para a inclusão do idoso no sistema de bilhetagem eletrônica, a exemplo de diversas outras capitais do Brasil. “No primeiro momento vamos atender aqui no Centro Cultural de Mangabeira, o cadastro é rápido e ao final já recebem o cartão na mesma hora”, explicou.

“O objetivo desse cadastramento é oferecer mais acessibilidade, controle, e a segurança com o registro de horário do coletivo e das linhas que os idosos embarcam, sendo muito importante para o registro dessas pessoas que utilizam o transporte em seus deslocamentos”, ressaltou o superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho.

Usuária de ônibus urbano na Capital, dona Maria de Lourdes, de 65 anos, falou que o cadastramento foi rápido e importante para facilitar a vida de quem utiliza o transporte público. “Nossa identidade visual vai melhorar muito com os motoristas de ônibus, que vão nos respeitar mais quando pedimos a parada”, declarou.

Os idosos que ainda não realizaram o cadastro, continuam utilizando o documento de identidade com foto. No entanto, para obter o Cartão Passe Legal Gratuidade Idoso, é necessário um documento oficial com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de residência de João Pessoa.

Por Prefeitura Municipal de João Pessoa
Texto: Nadja Dias
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ingrid Lopes