Gontijo emite nota de falecimento do seu fundador

Empresário faleceu na noite desta terça-feira, 13/09.

A Empresa Gontijo de Transportes emitiu na tarde desta quarta-feira, uma nota de falecimento do seu fundador Abílio Pinto Gontijo ocorrida na noite de ontem, 13/9/2022, aos 98 anos, por causas naturais, em sua residência, em Belo Horizonte.

Segue nota

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda lamenta comunicar o falecimento do seu fundador, senhor Abílio Pinto Gontijo. Ele se foi na noite de ontem, 13/9/2022, aos 98 anos, por causas naturais, em sua residência, em Belo Horizonte, cercado por sua família. Amado e respeitado por todos, sr. Abílio deixa 8 filhos, netos e bisnetos. Seu corpo será velado hoje, das 14h30m às 17h e amanhã, das 9h às 13h, na capela 2 do Cemitério Parque da Colina, onde será sepultado.

Com apenas 19 anos de idade, em 1943, Abílio Gontijo fundou em Carmo do Paranaíba- MG, o que é hoje uma das maiores empresas de transporte do Brasil. Ele se orgulhava de contar que a empresa, hoje dirigida por seus filhos, começou com apenas um veículo – uma jardineira Chevrolet Comercial 1940, que ele pilotava, além de fazer a limpeza da mesma, após cada viagem, e de acumular também a função de cobrador.

Empreendedor incansável, ele contornou cada problema daqueles tempos difíceis da Segunda Guerra Mundial: com o racionamento da gasolina no Brasil, ele comprou álcool em uma usina e, conhecedor de mecânica, adaptou e regulou o motor da jardineira para o novo combustível . A empresa, que leva seu sobrenome, cresceu primeiro em Minas Gerais e em seguida se expandiu por todo o Brasil, tornando-se uma das maiores e mais relevantes do setor.

Afável , sempre tratando a todos como seus colaboradores, o senhor Abílio, como era chamado, já idoso, manteve sua presença diária na empresa, junto aos filhos e netos, enquanto sua saúde permitiu. Deixa, como legado a todos que o conheceram e que tiveram o privilégio de conviver com ele, sua marca de seriedade, de trabalho e de respeito que fez dele um exemplo a ser seguido em todo o País.

0compartilhamentos

Inscreva-se na nossa newsletter