De Mossoró para Belém com a Viação Itapemirim

Falência da empresa foi decretada pela justiça no último dia 21/09.
Itapemirim 12737 Tecnobus Tribus 2 scaled

Você sabia que a Viação Itapemirim já operou linhas de ônibus a partir da cidade de Mossoró, com destino a Belém?

A capixaba Viação Itapemirim, cuja falência foi decretada pela justiça no último dia 21/09, sempre teve atuação no transporte rodoviário e foi uma marca de grande destaque nas estradas brasileiras, com o crescimento se dando principalmente no período em que os militares mantiveram um regime ditatorial no Brasil. Nessa expansão, operações de linhas no Norte e no Nordeste foram adquiridas a partir da compra de empresas da região, o que fez com que a Itapemirim chegasse ao Rio Grande do Norte.

A operação mais conhecida da empresa em solo potiguar era a linha que ligava Natal a Belo Horizonte – por sinal, a última em operação no RN até a decretação da falência via judiciário. Mas, nos anos 1980 e 1990, a Itapemirim também operou linhas a partir de Mossoró, segunda maior cidade do estado.

No resgate que trazemos hoje, um anúncio de jornal que circulou em Mossoró em 1989 mostra uma parceria entre a Itapemirim e a Viação Timbira, do Ceará, para a operação de dois horários semanais da linha que ligava Belém, no Pará, à Capital do Oeste.

Propaganda Itapemirim Kaio

Cada uma operava uma das saídas de cada destino, com a Itapemirim disponibilizando um ônibus em Mossoró nas segundas-feiras e em Belém aos sábados.

Atualmente, a linha Mossoró / Belém não está em operação. Porém, o trecho pode ser feito pela Expresso Guanabara, dentro do itinerário Belém / Natal, que atende a Capital do Oeste com dois horários diários.

Fonte: UNIBUS RN
Foto: Acervo (Museu Municipal Lauro da Escóssia)
Resgate: Kaio Lucas (Busologia Mossoroense)

, , , ,
0compartilhamentos

Inscreva-se no nosso newsletter

banner 612 300 X 250 2020