Lançado em 1985 quando a Ciferal era administrada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Alvorada foi um dos modelos de ônibus urbanos mais conhecidos do portfólio da fabricante de carrocerias fluminense fundada em outubro de 1955 por Fritz Weissman, imigrante austríaco que já trabalhara na Cirb e poucos anos antes também participara da criação da fábrica de carrocerias Metropolitana.
Quando lançado, o modelo substituiu o Fênix, modelo urbano da Ciferal lançado em 1983 em substituição ao Tocantins. Além de ser uma pequena reestilização do Tocantins, com dois faróis redondos em lugar dos quatro retangulares e o nome Ciferal localizado no centro da grade do veículo, o Fênix foi o primeiro urbano lançado após a retomada da empresa que havia tido sua falência decretada em 1982.
O Alvorada deixou de ser fabricado em 1991 quando a Ciferal lançou o Padron Rio, substituto do Alvorada, que teve quase 6.900 unidades vendidas desde sua apresentação.
Na imagens que ilustram a matéria, podemos ver algumas unidades do Alvorada das empresas Transportes Campo Grande, Transportes São Silvestre (extinta) e Auto Viação 1001 já prontos na fábrica da Ciferal, situada na Avenida Brasil 8.191, em Ramos, zona norte carioca.
E de bônus, trazemos uma imagem de um Ciferal Alvorada da Transnacional de João Pessoa ainda em finalização na Ciferal.
Imagens: Paulão – Acervo Alex de Souza Cornélio / Kadiz Tomaz