Optibus vence licitação para o Bus Rapid Transit (BRT) do Rio de Janeiro

A plataforma da Optibus permite que os usuários do sistema prevejam o cumprimento de cada viagem, elevando tanto a qualidade dos serviços como a experiência do passageiro.
Image

A Optibus foi selecionada para fornecer o software de planejamento e programação para o sistema Bus Rapid Transit (BRT) no Rio de Janeiro.

A Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC – Mobi Rio, empresa de transporte municipal que administra o BRT, escolheu a Optibus por meio de um processo licitatório envolvendo empresas locais e internacionais, selecionou a plataforma de software Optibus por ter a proposta mais bem classificada em termos de capacidade técnica e comercial.

O sistema de BRT do Rio de Janeiro foi inaugurado em 2012 e entrou em operação com a abertura do corredor TransOeste no mesmo ano. Outros dois corredores vieram em seguida: em 2014, foi inaugurado o TransCarioca e, em 2016, o TransOlímpica, projetado para receber os Jogos Olímpicos no Rio.

A plataforma de software de ponta a ponta da Optibus ajudará a melhorar os serviços para os 255 mil passageiros diários transportados (nos dias úteis) e otimizar a eficiência de toda a rede, que abrange 125 estações e 8 terminais, em mais de 120 quilômetros.

A Mobi-Rio assumiu a gestão do BRT do Rio em fevereiro de 2022 e tem a tarefa de supervisionar a rede em um momento de transformação e crescimento. Setenta e oito estações de ônibus foram reformadas desde o ano passado. A construção do corredor TransBrasil está em andamento e será finalizada em 2023, ampliando a cobertura da rede em mais 32 quilômetros. A frota de veículos do BRT deve crescer drasticamente com os planos da Mobi-Rio de adicionar 291 novos veículos em toda a rede até março de 2023, ajudando a aumentar a frequência de serviço e a melhorar a experiência do passageiro. A Prefeitura do Rio de Janeiro busca ampliar ainda mais a frota, trazendo mais 270 ônibus até fevereiro de 2024.

A adição de um novo corredor e centenas de novos ônibus exigem atualizações significativas na operação do sistema BRT, que buscava uma solução rápida e eficiente para realizar essas mudanças, sem interromper operações ou serviços. A Optibus, líder reconhecida na modernização e melhoria das operações de transporte público no mercado brasileiro e mundial, fornece uma solução nativa na nuvem para planejamento e operações de transporte público, alimentada por inteligência artificial e algoritmos de otimização.

Alinhada aos planos de expansão e melhorias do BRT do Rio de Janeiro, a plataforma da Optibus permite que os usuários do sistema prevejam o cumprimento de cada viagem, elevando tanto a qualidade dos serviços como a experiência do passageiro. Além disso, também é possível ter uma operação mais ágil na adaptação de planejamentos envolvendo grandes eventos e dias de serviço especiais.

A interface amigável do Optibus permite que os usuários aprendam rapidamente a utilizar a plataforma e comecem a trabalhar de forma independente, evitando interrupções nos fluxos de trabalho e no planejamento de serviços.

A plataforma da Optibus é amplamente utilizada no Brasil, principalmente nas regiões do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, além do próprio Rio de Janeiro, e muitos dos recursos e capacidades do software foram desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro em parceria com operadoras de transporte regionais.

“A Optibus está comprometida em tornar o transporte público mais eficiente, mais atraente para os passageiros e mais sustentável. Por meio de nossa plataforma, ajudaremos o BRT do Rio a atingir esses e outros objetivos, incluindo aumentar a eficiência e a qualidade do serviço, melhorar o acesso ao transporte, reduzir emissões, otimizar custos e recursos e reduzir o trabalho manual. Ao modernizar as operações, podemos esperar experiências aprimoradas para os passageiros e as pessoas que operam o transporte público”, disse Victor Celada, Diretor Regional Brasil da Optibus.

Imagem: Divulgação


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.