Em 1974, a Marcopolo apresenta um novo produto, o Marcopolo III, um moderno veículo rodoviário feito para o chassi BR-115 da Scania e logo estendido para o chassi Mercedes-Benz O-364.
O veículo vinha com as janelas retas, abolindo as comuns, na época, as janelas inclinadas, com estilo radicalmente modificado com relação ao Marcopolo II.
O modelo fez muito sucesso nas empresas tanto brasileiras quanto de outros países e um delas que teve várias unidade foi a Empresa Manoel Rodrigues que tem sede na cidade de Avaré, SP.
Em agosto desse ano, na garagem de uma empresa em Caxias do Sul, RS. foram feitos registros de um Marcopolo III de chassi Mercedes-Benz O-364 fabricado em 1981 que pertenceu a Empresa Manoel Rodrigues.
Com uma pintura da década de 70, esse exemplar ainda possui toda a sua originalidade, inclusive internamente. Infelizmente, não conseguimos descobrir qual prefixo utilizava na época, nem efetuar registros internos.
Após o fim de suas atividades pela empresa paulista, esse veículo voltou pra Caxias do Sul onde ficou por vários anos encostado em um pátio próximo à fábrica da Marcopolo. Segundo informações, um dos diretores da fabricante de carrocerias era o seu proprietário. Sem interesse em continuar com o ônibus, esse diretor negociou o veículo com um colecionador, que prometeu reformá-lo. Com o auxílio de um guincho, o ônibus foi levado até a garagem de uma empresa local, em um galpão.
Nessa garagem, começaram a verificar as condições do motor. Com tantos anos parado, sem dar partida e receber lubrificação, as condições não eram favoráveis. Mas para surpresa de todos que acompanhavam esse processo, depois de algumas manutenções, conseguiram colocá-lo para funcionar.
O ônibus ainda segue aguardando sua reforma. Mas pelo menos, já sabemos que funcionando ele está. Torcemos para que seja feita essa reforma, e assim que for concluída, voltaremos lá para mostrar o resultado.
Veja o vídeo:
MANOEL RODRIGUES
A Empresa Auto Ônibus Manoel Rodrigues S.A., era uma empresa de transporte de passageiros com sede em Avaré, interior de São Paulo, fundada em 1939. Sua primeira operação foi entre Avaré e Taquarituba, via Itaí, feita em um veículo Chevrolet 1938. Em 1960, a empresa começou a fazer ligações para a capital paulista.
Em 2010 a empresa foi incorporada pelo Grupo Comporte, do empresário Nenê Constantino. Seu fim ocorreu em fevereiro de 2021, quando a Manoel Rodrigues teve suas operações absorvidas por outra empresa do grupo, a Princesa do Norte, como parte de um enxugamento de estrutura.
Texto/Imagens: Wellington Cadore