Prefeito de Cabedelo anuncia licitação para criação de sistema municipal de transporte público

Cidade da Região Metropolitana de João Pessoa tem 69 mil habitantes e possui apenas sistema intermunicipal, que não atende a maioria dos bairros.
Image

O Prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, anunciou na manhã desta quarta-feira (7) a realização de licitação para a criação de um sistema municipal de transporte público, ligando os bairros da cidade. Os estudos para a realização do certame devem ser concluídos num prazo máximo de 30 dias.

Em termos de ônibus, atualmente Cabedelo conta apenas com sistema intermunicipal operado pela Transnacional, com uma linha indo até o Centro de João Pessoa (5101), outra que vai ao Terminal do Bessa (5103) e uma linha do Renascer, que integra o sistema municipal da vizinha João Pessoa (522). Já chegou a existir uma linha intermunicipal ligando ao Jacaré, mas esta foi desativada na pandemia e não reativada até hoje. Esse sistema é regulado pelo DER-PB (a linha 522, pela Semob-JP).

IMG 3050

O sistema intermunicipal não consegue cobrir todos os bairros de Cabedelo e no caso do Jacaré, ocorreu a desativação da linha. Foi a identificação dessas carências pelos moradores, depois de pressão e audiências públicas realizadas para discutir essas questões, que levaram a medida.

Segundo o prefeito cabedelense, já passou da hora do município, que tem 69 mil habitantes, ter o seu próprio sistema de transporte público. “Nossa cidade cresceu exponencialmente nos últimos anos e precisa de uma empresa que acompanhe a velocidade do trabalho que vem sendo realizado”, declarou o governante, que também diz que esse processo também deverá beneficiar os moradores do município com a abertura de mais linhas.

“A vencedora precisará atender, também, os moradores de bairros como Renascer, Jacaré, Portal do Poço, Camboinha e Centro, já que são locais que receberam muitos investimentos em infraestrutura e estão aptos a receber novos veículos”, disse o prefeito.

Esses estudos devem ser concluídos para que o edital de licitação seja publicado em janeiro de 2023.

Imagens: Paulo Rafael Viana