Um food truck ex-Itapemirim

Veículos de cargas da Tecnobus começaram a ser produzidos no início dos anos 90.
Image

Nos arredores do Terminal Rodoviário da Barra Funda, em São Paulo, encontramos um food truck bem diferente. Trata-se de um Clip CL10, caminhão semileve fabricado pela Tecnobus nos anos 90.

A Tecnobus foi uma fabricante de carrocerias criada pela Itapemirim na década de 80 para produzir seus próprios veículos, após o fim da parceria de longa data com a fabricante Ciferal. As primeiras unidades fabricadas pela Tecnobus foram os Superbus, em 1982. Um ano depois, a fabricante lançou o consagrado Tribus, veículos com três eixos.

C494
Modelo foi bastante utilizado pela Itapemirim Cargas, serviço de encomendas da Viação Itapemirim

Em 1990, com a criação da Ita Cargo, serviço de transporte de cargas da Itapemirim que utilizava aviões e caminhões, a empresa teve a necessidade de se utilizar também de veículos menores. Sendo assim, a Tecnobus começou a produzir os furgões de média capacidade com carroceria de aço revestida de alumínio batizados de Clip CL 10, montados sobre o chassi Agrale 1600D que contava com motor MWM de 3 cilindros e 63 cv. Dentro do Grupo Itapemirim eles recebiam a denominação de CLIR – Veículo Cargo, e tinham como finalidade a entrega e coleta de cargas menores entre as filiais do grupo. Fabricados em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, eles possuíam capacidade de carga de até 1200kg, e eram produzidos exclusivamente para Itapemirim.

O veículo das imagens ainda possui algumas configurações originais, cabine integrada ao compartimento de carga, portas deslizantes dos dois lados, uma porta traseira que servia de escada, além do logotipo da Tecnobus na parte frontal. Como virou food truck, seu interior hoje conta com uma cozinha, uma pequena janela na lateral esquerda e uma abertura na lateral direita onde os atuais donos realizam os atendimentos aos clientes.

FD ex Mirim

Não foi possível registrar seu interior, mas em rápida conversa com os donos do mini caminhão, pudemos conferir a cabine, onde a mesma ainda possui a plaquinha original de fabricação, em nome da Tecnobus, além da logomarca da Itapemirim.

Fabricado em 1995, o CL 10 registrado ainda se encontra muito conservado e útil, mantendo viva a história não só da Tecnobus, mas também de Camilo Cola, fundador da Viação Itapemirim que sempre teve um olhar inovador e a frente de seu tempo.

Imagem do WhatsApp de 2022 12 10 as 14.57.25

Texto/imagens: Wellington Cadore