MobiBrasil usa Optibus no maior sistema de ônibus da América Latina e no transporte do Recife

A Optibus desenvolve e fornece uma plataforma completa para programação e planejamento de operações do transporte público em mais de 2.000 cidades em todo o mundo.
Image

O Grupo MobiBrasil está implantando o software de Planning e Scheduling da Optibus em suas operações no Recife e em São Paulo, onde opera no maior sistema de ônibus da América Latina.

Fundada em 1982 no Estado de Pernambuco, a MobiBrasil é a operadora por trás de alguns dos mais importantes sistemas de transporte público do Brasil. É uma das principais operadoras do maior sistema de ônibus da América Latina, a SPTrans, na cidade de São Paulo. Na capital paulista, a MobiBrasil realiza o transporte de 10,8 milhões de passageiros por mês.

A MobiBrasil também é responsável por trazer o primeiro sistema Bus Rapid Transit (BRT) para o Recife, no Estado de Pernambuco, e centro econômico do Nordeste do Brasil, com 1,6 milhão de habitantes. A operação MobiBrasil de transporte público na Região Metropolitana do Recife é uma das mais relevantes da região, atendendo 4,4 milhões de passageiros por mês e realizando 2.650 viagens por dia em suas operações tanto de BRT quanto de linhas convencionais.

Pela experiência com o BRT Recife, a MobiBrasil ganhou a concessão para a operação do BRT Sorocaba, que passou a administrar em agosto de 2020. No BRT Sorocaba, a plataforma está fazendo a programação e o planejamento do serviço de transporte que atende 53 mil passageiros nos dias úteis.

Em todas as suas operações, a MobiBrasil conta com mais de 5 mil colaboradores responsáveis pelo planejamento, programação, operação e gestão de uma frota superior a mil ônibus, que transporta mais de 1 milhão de passageiros diariamente – com uma frota 100% acessível para pessoas com deficiência física. Ou seja, todos os meses, a MobiBrasil é responsável pelo transporte de aproximadamente 30 milhões de passageiros.

Agora, a MobiBrasil está otimizando essas importantes redes de transporte usando a plataforma de software da Optibus. A parceria tecnológica contribuirá para a inovação no setor de transporte público brasileiro, introduzindo computação em nuvem, inteligência artificial e algoritmos de otimização no dia a dia da MobiBrasil. A capacidade de criar cenários rapidamente aumentará a eficiência do orçamento operacional, do planejamento de rotas, da escala de motoristas e de cobradores, da frequência de viagem e de ajustes de serviço. Além disso, os ajustes de rede serão mais simples e rápidos, pois agora será possível automatizar tarefas que antes eram demoradas e trabalhosas. Para o passageiro, isso resulta em uma melhor experiência de transporte público.

No lado operacional, a interface amigável do software destaca os principais indicadores de desempenho (KPIs) e os dados necessários para todas as equipes, do operacional ao comercial, para prever o desempenho e os custos operacionais.

Em novembro, representantes da MobiBrasil, incluindo sua proprietária, Niege Chaves, visitaram a sede da Optibus em Tel Aviv, Israel, para conversar com fundadores e gerentes da Optibus sobre a visão que compartilham em torno da inovação tecnológica no transporte público e de como elevar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

MobiBrasil visited Optibus headquarters to discuss strategies for bringing technological innovation to their operations. From Left to Right Cesar Olmos CEO of Cittamobi Tatian

“Estamos focados em agregar cada vez mais tecnologia à nossa operação, com o objetivo de proporcionar uma experiência de mobilidade positiva aos nossos passageiros, para que economizem tempo com conforto e segurança. Neste sentido, vemos que nossa missão caminha ao lado da missão da Optibus de utilizar tecnologia de ponta para elevar a qualidade dos serviços de transporte público, o que também ajudará a nossa operação a prestar serviços de elevada fiabilidade com ganhos de eficiência”, afirma Manoel Marinho, diretor executivo da MobiBrasil São Paulo.

“A Optibus e a MobiBrasil compartilham a missão de trazer inovação, eficiência e sustentabilidade para o transporte público, além de oferecer serviços de excelência aos passageiros. Há um grande movimento de mudança na mobilidade urbana, como a adoção de faixas exclusivas para ônibus e também a eletrificação das frotas de ônibus, e estamos prontos para fornecer todas as soluções necessárias para que a MobiBrasil se adapte a esses desenvolvimentos”, disse André Vieira, Diretor Regional da Optibus para o Brasil.

A Optibus desenvolve e fornece uma plataforma completa para programação e planejamento de operações do transporte público em mais de 2.000 cidades em todo o mundo. No Brasil, a Optibus é amplamente utilizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco.

Fonte: Assessoria de Imprensa