Primeiros novos ônibus articulados do BRT começam a circular no corredor da Transolímpica

Além dos novos BRTs, a linha também teve todas as suas 17 estações reformadas e os três terminais revitalizados
WhatsApp Image 2022 12 16 at 08.34.59

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, entregou, nesta sexta-feira (16/12), os primeiros novos ônibus do sistema BRT. A Transolímpica foi o primeiro corredor escolhido para receber a frota de veículos comprada pela Prefeitura para rodar nos corredores de BRT. No total, 48 veículos (33 articulados e 15 do tipo padron) foram apresentados.

IMG 20221217 WA0022
Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O corredor Transolímpica transporta, em média, 24 mil passageiros diariamente. Além dos novos BRTs, a linha também teve todas as suas 17 estações reformadas e os três terminais revitalizados, por meio da Secretaria de Transportes e da Mobi-Rio.

– Esse é só o primeiro exemplo daquilo que vai acontecer com o sistema BRT na cidade do Rio de Janeiro a partir de agora. Chegaram os primeiros ônibus e a Transolímpica passa a operar só com ônibus novos. Vão chegar mais articulados até março. A Transcarioca está funcionando a pleno vapor também e a Transoeste está sendo totalmente reformada, inclusive com a construção de novos terminais no Mato Alto, Pingo D’Água e Curral Falso. A Transoeste vai ser o último que os ônibus novos vão entrar (por causa da reforma). Quero dizer para o morador dessa cidade que está acabando o sufoco – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Os antigos articulados usados nas linhas da Transolímpica serão remanejados para os corredores Transoeste e Transcarioca até a chegada do restante da nova frota, já comprada pela Prefeitura. A previsão é que a operação dos novos ônibus no corredor Transcarioca comece em março do próximo ano e, na Transoeste, no início de 2024, por causa das obras de repavimentação na pista.

IMG 20221217 WA0021
Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Transolímpica foi inaugurada em 2016 e é um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O corredor tem 23 km de pista exclusiva e liga o Recreio dos Bandeirantes à Vila Militar, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos.

IMG 20221217 WA0019
Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

– Queria fazer um apelo. O ônibus é da população, foi comprado com dinheiro público e se as pessoas não cuidarem é burrice. Todo ônibus que estragar, todo problema que tiver e cada coisa que for danificada é o imposto pago pela população carioca que vai pagar esta conta. Cuidem do BRT – ressaltou Paes.

A vida vai melhorar: ações da Prefeitura beneficiarão ainda mais a população carioca

Novos ônibus

Os novos articulados são da multinacional brasileira Marcopolo, com chassis da fabricante Volvo e capacidade para transportar até 181 passageiros. Já os modelos de ônibus padron têm carroceria da Caio com chassis da Volkswagen e capacidade para 85 passageiros.

– Hoje, a gente começa um novo momento na história do transporte no Rio de Janeiro, com a reinauguração do primeiro corredor, na Transolímpica, com ônibus novos, com nova tecnologia, mais frequência e mais conforto. É uma grande vitória. Foram dois anos de muito trabalho para trazer essa melhoria para a população – afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Tanto os articulados quanto os do tipo padron contam com moderna tecnologia, como sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações, portas reforçadas, ar-condicionado, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, rampas de acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.

WhatsApp Image 2022 12 16 at 08.25.20
Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Os novos modelos ainda são equipados com circuito fechado de TV, que permite ao motorista visualizar as imagens das câmeras internas do veículo. Além disso, a cabine é segredada para o motorista com botão de pânico e cálculo para vazão de ar-condicionado, sistema de comunicação aos passageiros com microfone instalado, câmera de marcha à ré e sistema de iluminação diferenciada, com cromoterapia no interior do veículo.

IMG 20221217 WA0024
Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.

IMG 20221217 WA0023
Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

– Essa é, sem dúvida, uma das maiores emoções da minha vida, poder participar desse momento histórico de retomada do BRT, com a dignidade que a população carioca merece. Agradeço ao prefeito Eduardo Paes pela oportunidade – declarou a diretora presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

561 ônibus comprados

A Prefeitura do Rio comprou 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Foram realizadas três licitações para a aquisição dos veículos. Na primeira, em abril, a Prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padron. A segunda ocorreu em maio, quando foram adquiridos mais 100 ônibus articulados. Estes veículos seguirão sendo entregues à Prefeitura, gradativamente, até março de 2023.

IMG 20221217 WA0020
Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A terceira licitação foi realizada em novembro, e mais 270 ônibus foram comprados. A previsão é que estes veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.

Estações reformadas

A Prefeitura, por meio da Mobi-Rio, reformou as 17 estações que fazem parte do corredor Transolímpica. Entre as melhorias realizadas estão a substituição dos painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.

Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.

WhatsApp Image 2022 12 16 at 08.24.11 e1671200001990
Imagem: Leonardo Elger/Prefeitura do Rio

Veja o vídeo:

Fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

, , , ,
0compartilhamentos

Assine nossa newsletter

banner tecnipar