Renovação de frota do BRT Rio conta com 35 Apache Vip 15 metros

As unidades foram apresentadas nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa com Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, que circularam pelas vias do Sistema revitalizado.
Image

O BRT do Rio de Janeiro, que está passando por processo de renovação de frota e estrutura, por meio de processo lícita tório, começa a receber novos veículos zero km para operar no Sistema.

Conforme informado pela SMTR – Secretaria Municipal de Transportes, as 17 estações e os três terminais que compõem o BRT Rio foram totalmente revitalizados.

Imagem do WhatsApp de 2022 12 17 as 09.48.06

Um dos modelos escolhidos para operar no Sistema, foi o ônibus Apache Vip, marca Caio, com chassis Volkswagen 22-280 ODS, que agregam qualidade, segurança, durabilidade e conforto à população fluminense.

“Há mais de 75 anos, a Caio está comprometida com a mobilidade inteligente, trazendo ao mercado produtos que fazem diferença no cotidiano da operação, com muita eficiência. Para o BRT Rio, foi escolhido o que há de mais moderno de nosso portfólio de produtos. É uma grande satisfação podermos colaborar com a revitalização de um sistema de transporte de uma grande capital brasileira”, pontua Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio

Sobre os Apache Vip produzidos

As 35 unidades adquiridas possuem 15 metros de comprimento e lotação para 100 passageiros, com configuração entre um ônibus convencional e um articulado, ideal para itinerários que necessitam de uma maior capacidade de transporte.

A dupla de eixos na parte da frente do veículo permite diversas configurações e capacidade de 22 toneladas de carga.

Esses veículos com poltronas estofadas, ar condicionado, vidros colados na cor fumê, bloqueador de portas e amplo salão interno, garantem uma viagem segura e confortável aos usuários.

Imagem do WhatsApp de 2022 12 17 as 09.48.08

A altura da entrada do ônibus é alinhada à plataforma, proporcionando um embarque mais seguro e confortável. Para total acessibilidade, os ônibus contam com rampas móveis (nas portas alinhadas às plataformas) e elevadores semi-automáticos / pneumáticos (na porta no nível da via), para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e PCD (Pessoas Com Deficiência).

Além de poltronas reservadas, há uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia.

Também alinhados às novas demandas tecnológicas, os Apache Vip, destinados ao Rio de Janeiro, possuem preparação para Wi-Fi, microcâmeras, sistema de comunicação com os passageiros, além de já contarem com tomadas USB espalhadas pelas laterais da carroceria, permitindo a recarga de dispositivos móveis.

Fonte: Caio