A Viação Santa Cruz, empresa de transporte rodoviário de passageiros que opera linhas entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, apresentou na tarde dessa terça-feira, dia 27 de dezembro, em sua garagem na Vila Guilherme, seu primeiro veículo Geração 8 da Marcopolo. Trata-se de um Paradiso 1200, que traz também uma pintura retrô da década de 80 como novidade.
O novo ônibus da Viação Santa Cruz traz diversas curiosidades. Além da pintura bastante emblemática na história da empresa, que foi bastante reinvindicada pelos amantes e funcionários assim que soube da compra do G8, o veículo traz como prefixo o ano de fundação da Santa Cruz, 1958. E as novidades não param por aí.
CHASSI
Falando sobre chassi, quem explica mais sobre a configuração utilizada pela Santa Cruz no ônibus retrô é Ricardo Schimidt, representante da WLM Scania Sumaré, que esteve presente no evento de apresentação.
“- Esse chassi é o único Scania K400 4×2 comercializado no Brasil, e o único chassi K400 em carroceria Marcopolo G8 1200. Possui um motor de 13l, com 2100 Nm de torque, o que o torna mais forte em relação aos demais veículos da frota da Santa Cruz.”
“Um motor desse porte é facilmente encontrado em configurações 6×2 para veículos 1200, 1350, LD e até DD.”
“- Esse tipo de chassi K400 4×2 é muito comum ser utilizado no exterior, mas por uma oportunidade, a Santa Cruz adquiriu e tem esse veículo inédito no mercado brasileiro.”
Ricardo contou também a respeito das tecnologias empregadas nesse chassi. “- Esse chassi também possui dois opcionais: um é o sistema de alerta de saída de faixa, onde duas câmeras instaladas internamente na cabine do motorista acompanham todo o trajeto, e caso o ônibus saia da faixa, um sinal sonoro é ativado em conjunto com vibrações no banco do condutor, para informar sobre essa anormalidade. Outro opcional é o sistema de frenagem autônoma, onde sensores identificam que poderá haver uma colisão com o veículo a frente e faz a frenagem independente da ação do motorista, afim de evitar acidentes.” finaliza Ricardo.
FRANCISCO MANZON
Presença ilustre no evento, Francisco Manzon, proprietário da Viação Santa Cruz agradeceu a todos que estiveram presentes no evento e disse estar muito satisfeito com o novo ônibus. “- Eu sou voto vencido, todo mundo queria que viesse nesse padrão, e tá aí o ônibus. Ficou muito lindo e fico contente que todos tenham se agradado.” Comentou o empresário.
TRADIÇÃO RELIGIOSA
Tradicionalmente, a operadora paulista instala um pequeno crucifixo na cabine de cada novo ônibus que é adquirido, como parte de uma cultura religiosa bastante respeitada por todos.
NOVA FROTA
A compra desse primeiro veículo G8 foi feita junto com mais 24 unidades do New G7 1200, geração anterior que já foi recebida.
Internamente, o veículo conta com 46 poltronas executivas que vem com, tomadas USB individuais, cintos de segurança, suporte para bolsas, porta-copos e descanso para pés.
Vem ainda com plataforma elevatória para cadeirantes, janelas panorâmicas com cortinas, porta-pacotes, luzes de leitura direcionais, bagageiro, tomadas elétricas, parede de separação com porta, câmeras de monitoramento, sistema de ar-condicionado com dutos individuais produzido pela Valeo, multiplex, itinerário eletrônico na cor branca e central multimídia da ACTIA.
Imagens/Texto: Wellington Cadore