Prefeitura entrega mais 40 novos ônibus BRT para a população carioca

Com os veículos, foi possível expandir a utilização dos novos ônibus para duas linhas: 22 (Alvorada X Jardim Oceânico) e 50 (Centro Olímpico x Jardim Oceânico).
WhatsApp Image 2023 01 06 at 12.14.00

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, entregaram, nesta sexta-feira (6/1), mais 40 novos ônibus comprados para a requalificação do sistema BRT. Os novos articulados estarão em funcionamento entre os terminais Alvorada, Centro Olímpico e a estação Jardim Oceânico. A nova frota vai contar com 76 veículos. No fim do de 2022, foram entregues 36 ônibus, que já estão em operação na Transolímpica.

Com os veículos, foi possível expandir a utilização dos novos ônibus para duas linhas: 22 (Alvorada X Jardim Oceânico) e 50 (Centro Olímpico x Jardim Oceânico). Dos 40 ônibus integrados à frota, 20 articulados serão utilizados para a operação da linha 22, enquanto outros 20, do modelo padron, servirão à linha 50. Ao todo, 17 estações serão atendidas pelos novos veículos.

– Temos que celebrar porque, agora, vamos entrar em uma rotina positiva, em que os ônibus estão chegando. Hoje, são mais 40 ônibus aqui neste trecho que vai do Jardim Oceânico, onde tem o metrô, até o Terminal Alvorada. Daqui a dois meses, chegam mais 110 ônibus para circular na Transcarioca. Daqui para a frente, só teremos melhorias no BRT: reforma de estações, melhora do pavimento da Transoeste e ônibus novos – afirmou Eduardo Paes.

O prefeito voltou a fazer um apelo à população para que cuide dos ônibus do BRT. Ele aproveitou para anunciar uma campanha no Twitter (@protejaobrt), Instagram (www.instagram.com/protejaobrt) e Facebook (www.facebook.com/protejaobrt).

– Estamos insistindo para que as pessoas entendam que isso aqui foi comprado com o dinheiro delas. Por isso, estamos lançando uma campanha nas redes sociais: Proteja o BRT. Quem vir alguém pichando, rasgando o banco ou danificando o BRT, deve filmar e mandar para esses perfis, que nós vamos expor essas pessoas que não respeitam o bem público – disse o prefeito do Rio.

Além dos 76 ônibus já em circulação, ainda estão para chegar outros 485 novos veículos. Vale ressaltar que, assim como ocorreu na Transolímpica, os antigos articulados serão remanejados para os corredores Transoeste e Transcarioca até a chegada do restante da nova frota, já comprada pela Prefeitura.

A previsão é a de que a operação exclusiva dos novos ônibus no corredor Transcarioca comece em março deste ano e, em toda a extensão da Transoeste, no início de 2024, por causa das obras de repavimentação na pista. Já na Transbrasil parte da operação começa partir do segundo semestre deste ano. E a Transolímpica já opera em sua totalidade com todos os veículos novos.

–  Estamos avançando nesta etapa de requalificação do Sistema BRT. Começamos com os ônibus novos na Transolímpica e agora com dois serviços que atendem os três corredores, principalmente esta parte dos terminais Alvorada e Jardim Oceânico. Vamos colocar agora mais 20 ônibus rodando e, em março, teremos a reinauguração da Transcarioca com mais 110 ônibus – disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Novos ônibus

Os novos articulados entregues nesta sexta-feira são da multinacional brasileira Marcopolo, com chassis da fabricante Volvo e capacidade para transportar até 181 passageiros. Já os modelos de ônibus padron têm carroceria da Caio com chassis da Volkswagen e capacidade para 91 passageiros.

– Esse é mais um passo que a Prefeitura está dando na requalificação do sistema BRT, para trazer a dignidade e o respeito que a população carioca merece – declarou a diretora presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

Tanto os articulados quanto os do tipo padron contam com moderna tecnologia, como sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações, portas reforçadas, ar-condicionado, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, rampas de acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.

Os novos modelos ainda são equipados com circuito fechado de TV, que permite ao motorista visualizar as imagens das câmeras internas do veículo. Além disso, a cabine é segregada para o motorista com botão de pânico e cálculo para vazão de ar-condicionado, sistema de comunicação aos passageiros com microfone instalado, câmera de marcha à ré e sistema de iluminação diferenciada, com cromoterapia no interior do veículo.

Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.

WhatsApp Image 2023 01 06 at 11.32.45

Requalificação da frota do BRT

A Prefeitura do Rio comprou 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT, por meio de três licitações realizadas no decorrer do ano passado. Na primeira, em abril, a Prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padron. A segunda ocorreu em maio, quando foram adquiridos mais 100 ônibus articulados. Estes veículos seguirão sendo entregues à Prefeitura, gradativamente, até março de 2023.

Na terceira licitação, realizada em novembro, mais 270 ônibus foram comprados. A previsão é de que estes veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.

Nova Transoeste

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início às obras de recuperação do corredor da Nova Transoeste em julho de 2022, com o objetivo de melhorar a qualidade da pista para a passagem dos novos ônibus, substituindo o asfalto por concreto.

A recuperação do corredor da Nova Transoeste já tem sido feita em dois trechos: Alvorada ao túnel Vice-Presidente José Alencar; e do túnel até a estação Pingo D’água. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no final de 2023.

Além da revitalização da pista, ainda acontecem as transformações das estações Mato Alto, Magarça e Santa Cruz em grandes terminais. As estações Pingo D’Água e Curral Falso serão contempladas em breve.

Fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Imagens: Beth Santos/Prefeitura do Rio

, , , ,
0compartilhamentos

Assine nossa newsletter