Mais 40 novos ônibus são entregues pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o BRT

Novos ônibus já estão em operação nas linhas 22 e 50 desde a última sexta-feira.
Image

Na última sexta-feira, 06/01, a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através do prefeito Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, entregou mais 40 ônibus para a operação das linhas do sistema BRT da capital fluminense.

IMG 20230108 WA0062

Foram entregues 20 novos ônibus articulados do modelo Torino Express, da Marcopolo montados sobre chassis Volvo B340M com 22 metro de comprimento e capacidade para transportar até 181 passageiros. Os veículos foram direcionados para a linha 22 (Alvorada X Jardim Oceânico).

IMG 20230108 WA0058

Os articulados são equipados com itinerários eletrônicos internos e externos na cor âmbar, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, lixeiras, piso amadeirado, iluminação interna em LED, janelas panorâmicas, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade, além de poltronas reservadas a pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos e cabine segregada para o motorista.

IMG 20230108 WA0064

As novidades da Mobi-Rio também contam com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque), saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, suporte pega-mão nos balaústres horizontais, tomadas USB em todas as poltronas que são do modelo City Confort estofadas, botão de pânico na cabine do motorista, sistema de ar-condicionado. painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha ré para auxílio nas manobras ao motorista.

Os outros veículos entregues, do tipo Padron, são do modelo Apache Vip V, da Caio montados sobre chassis 22.280 ODS da Volkswagen com capacidade para 91 passageiros. Esse ônibus irão rodar na linha 50 (Centro Olímpico x Jardim Oceânico).

IMG 20230108 WA0061

Eles contam também com sistema de ar-condicionado, monitores, janelas com vidros colados na cor fumê, lixeiras, suportes pega-mão nos balaústres horizontais, bloqueador de portas, campainha via wireless, tomadas USB, câmeras internas de monitoramento, itinerários eletrônicos na cor âmbar fabricados pela Luminator e duas portas de acionamento pneumático em ambos os lados. As duas do lado esquerdo foram alinhadas de acordo com as plataformas do BRT e as do lado direito no nível da rua.

Os veículos adquiridos contam com saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, câmeras externas para auxílio nas manobras ao motorista e iluminação interna em LED.

IMG 20230108 WA0059

Com total acessibilidade, os ônibus contam com elevador semiautomático para PcD’s localizado na porta central e exclusiva do veículo no nível da rua e rampas móveis nas portas alinhadas às plataformas, além de poltronas reservadas a pessoas com mobilidade reduzida e PCD.

Além desses 40 ônibus, outros 36 ônibus articulados já tinham sido entregues no mês de dezembro pela Prefeitura do Rio e estão em operação nas linhas que servem ao Corredor Transolímpica.

Com a entrada em operação dos novos articulados, o serviço no sistema como um todo está sendo requalificado. Os ônibus antigos estão sendo deslocados para as outras linhas, aumentando a frota e melhorando os intervalos da operação.

IMG 20230108 WA0056

Segundo a MOBI-Rio até as 20h desta sexta-feira (06/01), os 40 novos ônibus comprados pela Prefeitura do Rio que começaram a circular no Sistema BRT transportaram 25 mil passageiros.

Imagens: Rodrigo Gomes