Gontijo: tecnologia aumenta segurança de motoristas e passageiros

Fornecido pela Sascar, o equipamento define um padrão do rosto do condutor, e identifica variações neste padrão, como a quantidade de piscadas por segundo e o tempo de duração de cada uma.
Image

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda está equipando seus ônibus com mais uma tecnologia inovadora para aumentar a segurança para seus motoristas e passageiros. Trata-se de uma câmera com sensor de fadiga. A câmera usa Inteligência Artificial para identificar sinais de cansaço ou desatenção do condutor, e emitir alertas sonoros noexato momento das situações de risco, evitando assim a possibilidade de acidentes.

Fornecido pelo parceiro Sascar, o equipamento define um padrão do rosto do condutor, e identifica variações neste padrão, como a quantidade de piscadas por segundo e o tempo de duração de cada uma. Se forem detectados sinais de sonolência ou cansaço – como o número de piscadas se reduzir, ou o tempo entre estas aumentar – o alerta é disparado tanto para o motorista quanto para a central de monitoramento.

O sensor detecta mais do que aqueles sinais: bocejos, olhos fechados, uso de celular ou de cigarros, desatenção, como tirar os olhos da estrada, enfim tudo que possa ser potencialmente perigoso, por reduzir a segurança da viagem e, ao mesmo tempo, aumentar o risco de acidentes que poderiam vitimar os motoristas e os passageiros.

Tornar os condutores mais capacitados e as viagens mais seguras são os principais benefícios dessa tecnologia que faz a prevenção mais eficaz em preservar vidas. Com base nas informações geradas, a empresa poderá também melhorar seu programa de treinamento, focando nas falhas encontradas e na conscientização para evitá-las.

IMG 7876

Este é mais um passo da Gontijo para garantir a segurança dos seus motoristas e clientes, tornando os acidentes cada vez mais raros. A empresa já tem, desde 2017, toda a sua frota operacional monitorada por telemetria veicular, outra tecnologia que vem tendo sucesso em impedir excesso de velocidade nas viagens. O sistema percebe quando o ônibus ultrapassa o limite de velocidade permitido no local, e emite alerta para o
condutor, evitando situações de risco.

Através da telemetria também pode ser feito o acompanhamento da viagem pela Gontijo, para saber se esta vem se desenrolando normalmente, ou se algum problema está acontecendo. O tempo de saída e de chegada nas Rodoviárias, das paradas obrigatórias para descanso, e até mesmo a ocorrência de imprevistos na estrada podem ser percebidos, permitindo o rápido envio de socorro.