Despoluir da Fetronor divulga metas para 2023

Em 2022, o Despoluir da Fetronor tinha como meta realizar 30.000 aferições, mas foram realizadas 47.982 avaliações ambientais veiculares.
Image

Tendo iniciado os trabalhos na segunda-feira, dia 9 de janeiro, a equipe do Despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR já estipulou e divulgou as metas do programa para o ano de 2023. A principal delas, segundo a coordenadora Samara Freire, é a de alcançar 50 mil aferições veiculares nos três estados em que a Federação está presente.

“O Despoluir tem o objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e o aumento no número de aferições, com a realização de 50 mil avaliações no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, visa acompanhar a frota e garantir que os veículos, em especial os ônibus, não estejam poluindo”, explica Samara. Em 2022, o Despoluir da Fetronor tinha como meta realizar 30.000 aferições, mas foram realizadas 47.982 avaliações ambientais veiculares.

Segundo Samara, 52 empresas presentes nos três estados foram visitadas pelas equipes da FETRONOR ao longo do ano passado. As equipes também realizaram a avaliação do óleo diesel, e o trabalho desenvolvido pelos coordenadores e técnicos dos três estados rendeu a nota 9,2 em pesquisa de satisfação junto às operadoras em 2022. “Ficamos satisfeitos, mas queremos avançar ainda mais”, afirma a coordenadora.

Ainda de acordo com Samara, outra meta do programa para 2023 é que o Despoluir seja cada vez mais reconhecido na sociedade. “No ano passado, participamos de importantes eventos, tanto do setor de transportes, quanto do meio ambiente. Também temos como meta ampliar essas ações, inclusive o Despoluir nas Escolas, contribuindo para que as crianças aprendam, desde cedo, a importância de cuidar do meio ambiente, e que conheçam de perto o trabalho que o Despoluir faz junto às empresas de transporte”, afirma.

Entre os eventos promovidos e organizados pelo Despoluir no ano passado, houve o Qualificação Programa de Vida no Trânsito e os Desafios da Intersetorialidade; I Encontro Técnico Regional; FliQ – Feira de Livros e Quadrinhos; e a participação na WebinAR – Gestão de Resíduos Sólidos no Transporte Coletivo. O Despoluir da Fetronor também participou de ações em parceria com o Sest Senat, como a Semana Mundial da Saúde, Maio Amarelo, Dia do Motorista, entre outros.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.