No sétimo episódio da nossa série “Ônibus da Itapemirim”, agora é a vez de lembrarmos do Tribus III 20953 que é equipado com o chassi ITAPEMIRIM/1-12910-212, que possui mecânica OM447 LA de 354 cv da Mercedes-Benz, a mesma utilizada no chassi O-400 da montadora. Foi fabricado em 1990 e seu ano modelo 1991.
O Tribus III foi lançado no ano de 1989 e era um projeto totalmente diferenciado em relação ao modelo anterior, o Tribus II, que havia sido lançado 4 anos antes, em 1985. O veículo possuía estrutura de alumínio, 700 kg mais leve, uma nova grade dianteira, menor em relação ao Tribus II e para-brisas inclinados e mais amplos. Outra mudança foi o posicionamento das lanternas traseiras que no Tribus II era abaixo da grade de ventilação e no Tribus III foram posicionadas acima e abaixo das grades de ventilação.
Além dessas inovações, o veículo trazia a nova identidade visual da Itapemirim e foi o primeiro produto produzido pela Tecnobus Implementos Rodoviários Ltda.
Voltando ao 20953, o veículo fazia parte do serviço Tribus da Itapemirim, que por muitos anos foi o serviço convencional da empresa fundada pelo empresário capixaba Camilo Cola.
Após ser vendido pela Itapemirim, o antigo 20953 passou pela empresa Jaclei-Tur (SP) e posteriormente foi para a Prefeitura Municipal de Ubiratã, Paraná, aonde foi feito seu último registro.
Segundo o aplicativo Sinesp, atualmente o veículo está emplacado na cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste.