Mais um trucado em Cabedelo; Unitrans já não tem mais

Antigo 08069 passa a ser 51015, sendo o terceiro 6X2 das linhas de Cabedelo. Desse modo, Unitrans baixa o último trucado da frota.
Image

A Unitrans não tem mais nenhum trucado rodando nas linhas municipais de João Pessoa. O último veículo do tipo, o carro 08069 da Reunidas, já foi baixado e transferido para a unidade metropolitana da Transnacional, onde será o 51015 em Cabedelo.

A unidade é um Marcopolo Torino, encarroçado em chassi OF-1722M da Mercedes-Benz. Como essa opção não era oferecida de fábrica, o chassi passou por adaptação antes do encarroçamento. Foi fabricado em 2011, quando houve a última renovação com trucados da Unitrans – que na época lançava seu layout. Foram seis carros, dos quais este é o terceiro transferido para Cabedelo – os outros três estão na São Jorge (2) e na PB Rio (1).

O carro 51015 está quase pronto para rodar na linha 5101-Cabedelo/Direto. O veículo está em fase de finalização pela Transnacional, que incorporou a frente azul no veículo e retirou os nomes da Unitrans da carroceria – a pintura lateral agora compõe o layout.

A unidade possui três portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes, além de letreiros eletrônicos da marca FRT de cor branca.

E o que ainda ficou em João Pessoa?

Agora, apenas o Consórcio Navegantes possui ônibus trucados no sistema pessoense. Nove ainda rodam, mas estão próximas de serem baixadas, e uma unidade de segunda mão deve entrar em circulação.

As nove unidades que restam, todas elas Marcopolo Torino, ainda estão rodando na São Jorge, das quais sete foram adquiridas zero quilômetro em 2011 (fabricação 2010) e duas foram adquiridas da Transnacional (as duas do lote de 2011 acima mencionado). Como já passaram da idade média e ainda rodam por serem veículos de considerável capacidade, a tendência é de que sejam baixados neste ano.

A baixa deles não deve significar o fim dos trucados no sistema pessoense, já que a Viação Nossa Senhora Aparecida deu uma pequena sobrevida a esse tipo de carro, adquirindo uma unidade do Comil Svelto oriunda da Caxangá, a qual é encarroçada em chassi OF-1721 Bluetec5 igualmente adaptada com terceiro eixo. Se esse carro for o único a ser adquirido, deve ser o último trucado do sistema pessoense.

Imagem: Lucas Rodrigues


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.