Empresas de ônibus vão ampliar a frota de 12 linhas da Região Metropolitana de Natal

Acréscimo de 18 ônibus na frota das 12 linhas também representa mais viagens.
Image

As empresas Trampolim da Vitória e Litorânea Transportes solicitaram nesta quinta-feira (2) a ampliação de 18 veículos nas frotas de 12 linhas da Região Metropolitana de Natal. As operações atendem aos municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Nísia Floresta, tanto na ligação com a capital, Natal, como nos trajetos entre os municípios. Todas as linhas são do sistema intermunicipal. (Veja tabela abaixo).

De acordo com Almir Buonora, diretor da empresa Trampolim da Vitória, o pedido representa o retorno das operações que diminuíram no período da pandemia da covid-19. “Estamos percebendo o aumento na demanda das linhas, e por isso fizemos essa solicitação ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER/RN), órgão gestor do transporte no RN, pedindo a autorização para incrementar a frota de 12 linhas”, explicou.

Almir esteve na sede do DER/RN, em Natal, na manhã desta quinta-feira, onde entregou o ofício com a solicitação ao diretor de Transportes do órgão, Rômulo Lins, que elogiou a solicitação. “Recebemos esse pedido das empresas Trampolim e Litorânea com uma imensa satisfação, pois isso representa mais ônibus para quem precisa utilizar o transporte na Região Metropolitana. O aumento será prontamente autorizado, garantindo mais transporte para a população”, disse Rômulo.

Ampliação da frota e no número de viagens

O acréscimo de 18 ônibus na frota das 12 linhas também representa mais viagens. Ao todo, segundo as empresas, serão 72 viagens a mais, que serão retomadas para a Região Metropolitana. “Agora, quem utiliza essas linhas, vai contar com mais horários à sua disposição”, complementa Almir.

Segundo o diretor, além do crescimento na demanda, a renovação da frota realizada pelas empresas também contribui para que mais veículos possam operar. “As duas empresas, Trampolim e Litorânea, estão concluindo o processo de renovação da frota. São veículos que foram comprados zero quilômetro para a ampliação das operações das duas empresas. Ou seja, além de mais ônibus, a população terá veículos novos na maioria das linhas”, disse.

A expectativa das empresas é que a ampliação entre em vigor na segunda-feira, dia 13 de fevereiro.

Ampliação na frota das linhas

Linha A – Parnamirim/Natal, via Praça Cívica
Aumento de 2 ônibus e de 12 viagens

Linha B – Parnamirim/Natal, via Alecrim
Aumento de 4 ônibus e 6 viagens

Linhas C e CV – Parnamirim/Natal Shopping
Aumento de 2 ônibus (1 em cada) e 8 viagens (5 na C e 3 na CV)

Linha D – Parque Industrial/Natal
Aumento de 1 ônibus e 7 viagens

Linha I – Macaíba/São Gonçalo do Amarante, via Norte Shopping
Aumento de 1 ônibus e 6 viagens

Linha J – Parnamirim/Rodoviária, via Passagem de Areia
Aumento de 2 ônibus e 9 viagens

Linha L – Liberdade/Natal Shopping, via Cajupiranga
Aumento de 1 ônibus e 7 viagens

Linha S – São Gonçalo/Natal, via Alecrim
Aumento de 1 ônibus e 4 viagens

Linha V – Parnamirim/Natal Shopping, via Bosque das Colinas
Aumento de 1 ônibus e 4 viagens

Linha Barra de Tabatinga/Natal
Aumento de 2 ônibus e 6 viagens

Linha Barreta/São José de Mipibu
Aumento de 1 ônibus e 3 viagens

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRONOR