Aí está ele: o primeiro Torino zero da Unitrans de 2023

Consórcio formado por Transnacional e Reunidas volta a adquirir veículos zero quilômetro após cinco anos. O primeiro deles apareceu hoje na fábrica de São Mateus, no Espírito Santo.
Image

Após cinco anos, o Consórcio Unitrans volta a adquirir veículos zero quilômetro. São a maior parte dos 40 adquiridos pelas empresas Transnacional e Reunidas, que serão entregues entre esse mês e junho. O primeiro deles apareceu em uma foto divulgada na unidade de São Mateus da Marcopolo, onde é produzida a maior parte dos ônibus urbanos da encarroçadora, junto a unidades das empresas São Francisco e Real Alagoas, de Maceió.

Aliás, esses são os primeiros veículos da Unitrans a virem de São Mateus, no Espírito Santo. Na última compra de zeros, realizada em 2018 (as unidades 07133 e 07138), os veículos vieram da Ciferal, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, fábrica essa fechada anos mais tarde. A unidade 07151, vinda da Santa Maria de Natal e fabricada em 2019, também veio de Duque de Caxias.

Como esperado, os veículos são do modelo Torino, da Marcopolo, e também trazem uma característica inédita: serão os primeiros do estado com o conjunto básico de faróis redondos na dianteira e traseira, em vez do conjunto “Plus” dos demais veículos. Mesmo disponível desde 2018, só agora essa versão deve aparecer no urbano local.

Encarroçados com o chassi OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz, este deve ser o derradeiro lote de zeros com esse chassi; apesar de já lançado neste ano, no próximo ano o chassi já deve ser Euro 6.

A primeira unidade a aparecer traz a numeração 07029, até ano passado de um Comil Svelto de 2013. São justamente os veículos fabricados entre 2012 e 2013 que devem sair da empresa ao longo do ano.

Outras novidades relacionadas a esta renovação serão divulgadas no Ônibus & Transporte nos próximos dias.

Imagem: Robson Bernardo