Viação Águia Branca economiza mais de 30 milhões de litros de água por ano

Empresa reaproveita água do ar-condicionado nos limpadores de para-brisa, além de aplicar o reuso do recurso na lavagem de veículos e garagens; total economizado poderia encher 12 piscinas olímpicas.
Image

A sustentabilidade e a consequente busca pela redução da pegada ambiental são alguns dos pilares que guiam a gestão da Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros. Entre as iniciativas implementadas pela companhia está o sistema de reaproveitamento de água, criado dentro da garagem da Águia Branca, que já economizou cerca de 13 milhões de litros do recurso a partir do reaproveitamento da água coletada do ar-condicionado dos ônibus.

O mecanismo capta a água do condensamento do sistema de climatização, que antes era descartada, e a redireciona para os reservatórios do limpador de para-brisas e do sanitário do veículo, por meio da instalação de um cano simples.

A inovação foi sugerida por um motorista da Viação Águia Branca, sendo que a primeira adaptação foi realizada dentro da oficina da empresa. Em 2013, o projeto começou a ser implementado como adaptação em todos os ônibus e, a partir de 2015, todos os ônibus da frota já operavam com o sistema. Neste mesmo ano, a Viação Águia Branca compartilhou o projeto com a Marcopolo, empresa fabricante de veículos, que também aderiu ao sistema e passou a fabricar os ônibus já com a modificação.

A implementação do mecanismo é capaz de produzir cerca de 1,5 litro de água a cada 50km rodado, o que significa uma economia anual de aproximadamente 1 milhão e 897 mil litros apenas na frota da Viação Águia Branca. Já foram economizados cerca de 13 milhões de litros de água desde 2015, quando toda a frota passou a operar utilizando o sistema, um montante que soma hoje 700 carros.

Além desse sistema, a empresa tem outras iniciativas para economia de água. A lavagem dos veículos e ambientes da garagem é feita com água captada da chuva. Após cada limpeza, o recurso utilizado ainda passa por um método de separação do óleo e filtros para a retirada de impurezas e retorna para o uso na lavagem dos espaços e dos ônibus.

Os equipamentos de ar-condicionado da sede da Águia Branca também são usados para fornecer a água utilizada para molhar plantas e lavar veículos leves. Essas iniciativas sustentáveis permitiram que a empresa tivesse redução de cerca de 40% no consumo de água. No total, são reaproveitados por volta de 31,2 milhões de litros de água por ano, o que daria para encher 12 piscinas olímpicas.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.