O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Grande Recife Consórcio de Transporte, apresentou na manhã desta sexta-feira, 31/03, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a nova frota de ônibus que irá renovar a frota dos ônibus que circulam no Sistema de BRT Via Livre que atendem a Região Metropolitana do Recife (RMR).
Neste primeiro momento, serão 27 coletivos alongados especiais em substituição a 15 veículos articulados especiais e convencionais que operam em quatro linhas do Corredor Leste/Oeste. A troca possibilitará uma diminuição no tempo de espera do usuário, uma vez que haverá redução no intervalo entre os ônibus. Em três meses, a gestão estadual já renovou mais de 100 veículos da frota na RMR.
Os novos ônibus entram em operação na segunda-feira (3 de abril) e guardam as principais características dos veículos utilizados no Sistema BRT, como motor traseiro, suspensão a ar e câmbio automático, por exemplo. Eles têm 14 metros de comprimento, possuem ar-condicionado, cinco portas, podem transportar até 94 passageiros por viagem e fazem 1,8 km/litro de combustível. Um rendimento de 35% em comparação com os articulados que fazem 1,2 km/litro de combustível.
“É um esforço conjunto entre o Governo do Estado e as empresas operadoras para implantar melhorias no nosso sistema de transporte público. Investimos em infraestrutura, modernização, segurança e controle operacional. Nosso objetivo é proporcionar conforto e segurança para o atual usuário, além de estimular a volta daqueles que migraram para outras modalidades de deslocamento”, ressaltou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar.
Confira, abaixo, as linhas que terão as primeiras trocas e como acontece a substituição:
2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
Sai 1 articulado especial e entram 4 alongados especais
2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
Saem 7 articulados especiais e entram 11 alongados especiais
2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
Saem 2 convencionais e entram 2 alongados especiais
2043 – TI CDU/TI Joana Bezerra (Parador)
Saem 7 articulados especiais e entram 10 alongados especiais
Com isso, algumas linhas irão operar com equipamento misto – alongados e articulados, aumentando o número de veículos da frota; à medida que outras terão 100% da frota substituída. Já as linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/TI Derby permanecem circulando exclusivamente com veículos articulados especiais devido à demanda dos usuários.
Em operação há dez anos, toda a frota do Sistema de BRT será gradativamente substituída nos dois corredores operados pelos consórcios Conorte (Norte/Sul) e Mobi Brasil (Leste/Oeste).

MAIS ÔNIBUS – Além destes 27 novos veículos alongados especiais, outros 15 ônibus convencionais estão passando pelo processo de emplacamento e vistoria para entrarem em circulação. São oito da empresa Caxangá e mais sete da Metropolitana. Entre os meses de janeiro e fevereiro, 64 coletivos foram cadastrados no Grande Recife Consórcio, renovando a frota de toda a Região Metropolitana.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações.

Com informações do Governo de Pernambuco