Grupo Saritur vai usar plataforma de IA da Optibus em toda a sua operação de transporte público em Minas Gerais

O Grupo Saritur, um dos principais e maiores operadores de transporte público do estado de Minas Gerais, escolheu a plataforma de inteligência artificial da Optibus para a programação e planejamento ...
Image

O Grupo Saritur, um dos principais e maiores operadores de transporte público do estado de Minas Gerais, escolheu a plataforma de inteligência artificial da Optibus para a programação e planejamento de 100% de sua operação de transporte público no estado mineiro. A decisão em utilizar a plataforma de software veio após uma série de testes bem-sucedidos pela Saritur que comprovaram a capacidade de liderança de mercado da Optibus em fornecer resultados concretos e trazer melhorias substanciais para a rede de transporte público da Saritur.

Fundada em 1977, o Grupo Saritur possui uma frota de 1.380 ônibus e conta com 3800 colaboradores, responsáveis pelo transporte de mais de 86 milhões passageiros anuais, em linhas intermunicipais de longa distância, ônibus fretados e linhas urbanas. Com relação ao transporte público de passageiros, a Saritur atende cidades como Belo Horizonte, Brumadinho, Contagem, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itaúna, Lavras, Ribeirão das Neves, Timóteo, Varginha, Lagoa Santa, entre outras.

Usando o software da Optibus para integrar inteligência artificial e algoritmos de otimização em seus processos de trabalho, a Saritur vai implementar os produtos de Planning e Scheduling da Optibus para aumentar ainda mais sua eficiência operacional, qualidade de seus serviços e experiência do passageiro. Com a plataforma da Optibus, a Saritur também vê a oportunidade de oferecer aos motoristas melhores jornadas e turnos, proporcionando um ambiente de trabalho ainda mais satisfatório aos seus colaboradores.

71a4f812bff0dbf82d044f1b9339bfe2

“Para manter nossa relevância no mercado, é fundamental que nossa operação conte com tecnologia de ponta, que entregue resultados alinhados aos objetivos de nossa empresa. Após um período de testes, identificamos que a plataforma da Optibus é capaz de fornecer esses resultados com alto custo x benefício, por isso optamos pela adoção dessa ferramenta em todas as operadoras de transporte do nosso grupo”, afirmou Roberto Lessa, diretor da Saritur.

A Saritur implementou pela primeira vez a plataforma nativa da nuvem da Optibus em uma das diversas empresas do grupo no estado de Minas Gerais. Após uma série de testes, o software da Optibus comprovou sua capacidade de criar horários em questão de minutos, tornando muito mais ágil o trabalho da equipe técnica. Aproveitando algoritmos de otimização e inteligência artificial, o software da Optibus também realizou com sucesso otimizações que aumentaram a eficiência operacional e financeira da Saritur. Com base nestes resultados, a Saritur decidiu estender a utilização da plataforma da Optibus a todas as oito empresas operadoras de transporte do grupo, integrando a plataforma com outros sistemas – como LLP, SS Telemática e Cittati.

É uma honra trabalhar com o Grupo Saritur, entender suas necessidades e entregar um produto alinhado com seus objetivos. Continuamos perseguindo nossa missão de trazer tecnologia de ponta para o setor de transporte público, a fim de aumentar a equidade do transporte e a qualidade do serviço nas cidades de todo o Brasil”, disse Victor Celada, Diretor Regional da Optibus no Brasil.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.