Euro 6: Agora é a vez da Alpha receber seus primeiros micro-ônibus com novo sistema

Empresa carioca possui frota 100% equipada com chassis Mercedes-Benz.
Image

A Auto Viação Alpha, operadora de transporte urbano de passageiros do município do Rio de Janeiro, e integrante do Consórcio Intersul, amplia a sua frota de micro-ônibus trazendo 10 unidades do modelo New Senior da fabricantes gaúcha de carrocerias para ônibus Marcopolo.

Imagem do WhatsApp de 2023 05 13 as 12.39.3

Para atender a norma de emissão de gases Proconve P8/Euro 6, os novos New Senior da Alpha são equipados com o novo chassi LO -916 BlueTec6 da Mercedes-Benz que atende a nova norma implementada no país no início deste ano. O chassi conta com o motor OM 924 LA que vem com 163 cv de potência e torque de 610 Nm.

Imagem do WhatsApp de 2023 05 13 as 12.24.14

A principal característica visual dos novos chassis Euro 6 é a grade lateral onde se localiza o DOC – Catalisador de Oxidação de Diesel, o DPF – Filtro de Partículas e o SCR – Redução Catalítica Seletiva, do novo chassi. Como esses componentes alcançam uma alta temperatura, a grade foi colocada para auxiliar o resfriamento. Nos ônibus esses equipamentos ficam no lado direito do chassi, como foi visto em outras matérias com novos ônibus com a tecnologia Euro 6. Já nos chassis para micro-ônibus, esses catalisadores e filtro ficam no lado esquerdo.

IMG 20230513 WA0067

Com capacidade para 22 passageiros sentados em poltronas estofadas e 13 passageiros em pé com suporte pega mão nos balaústres horizontais para um melhor equilíbrio, os novos micro-ônibus vem com sistema de ar-condicionado da marca Valeo com dutos individuais, duas portas com acionamento pneumático com embarque dianteiro, tomadas USB individuais, campainhas sem fio via wireless, piso antiderrapante em taraflex, catraca eletrônica, saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto, janelas de correr e itinerários eletrônicos na cor âmbar produzidos pela Valeo.

Imagem do WhatsApp de 2023 05 13 as 12.39.36

Em relação a acessibilidade, os micros possuem elevadores para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida e itens como botão de parada em braile, balaústres tácteis e assentos reservados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. Contam também com área reservada para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada por cão-guia.

IMG 20230513 WA0066

Imagens: Rodrigo Gomes