Em um ano, plataforma de inteligência artificial da Optibus triplica base de clientes em Minas Gerais

Grandes grupos como Saritur, Grupo GA Brasil e Rio Negro/Transmoreira e Scandia estão entre as operadoras mineiras que utilizam a plataforma de inteligência artificial da Optibus para aumentar sua ...
Image

O uso da plataforma de software de inteligência artificial (IA) da Optibus está crescendo entre as operadoras de transporte público em todo o mundo, com crescimento especialmente forte na América Latina. No Brasil, um estado que viu a adoção acelerada do software da Optibus é Minas Gerais, onde o número de operadores de transporte público usando a Optibus triplicou em relação ao ano passado.

O Modulo de Planejamento da Optibus usa algoritmos avancados de otimizacao e inteligencia artificial para executar em minutos otimizacoes de motoristas cobradores e onibus 1
Operadores de transporte público de Minas Gerais são pioneiros na introdução de inteligência artificial, algoritmos de otimização e computação em nuvem para o planejamento e programação de suas operações.

Minas Gerais é um dos maiores e mais populosos estados do Brasil. O transporte público desempenha um papel fundamental, conectando seus 20 milhões de habitantes ao trabalho, educação, saúde e suas comunidades, principalmente nos centros urbanos do estado e em sua capital, Belo Horizonte, um importante centro econômico e a terceira maior área metropolitana do país.

Usando a plataforma da Optibus, esses operadores de transporte público estão entre os primeiros em Minas Gerais – e no Brasil – a introduzir inteligência artificial, algoritmos de otimização e computação em nuvem para o planejamento e programação da rede de transporte público do estado. O movimento representa a digitalização do setor de transporte público brasileiro, com as operadoras substituindo métodos manuais, lentos e ultrapassados que causam ineficiência, por tecnologias digitais avançadas que facilitam processos de trabalho mais rápidos e uma gestão de transporte mais eficaz.

programacao 2 pt O Modulo de Programacao da Optibus permite integrar de maneira facil amigavel e automatica informacoes de quadro horarios tempo de viagem mapas e outras
A plataforma da Optibus oferece a solução mais avançada do mercado para programação e planejamento do transporte público no Brasil.

Grupo Saritur, a Viação Zurick e Progresso, o Grupo GA e a Viação Globo, do consórcio Transfácil, estão entre os mais recentes operadores de transporte que confiaram na plataforma da Optibus, juntando-se a empresas como Via Ouro, Unir e Bettania, que já utilizam a Optibus. O uso crescente da IA da Optibus e da plataforma nativa na nuvem vai apoiar as empresas na melhoria dos serviços para dezenas de milhões de passageiros em dezenas de cidades mineiras, entre elas Belo Horizonte, Brumadinho, Contagem, Coronel Fabriciano, Esmeraldas, Ipatinga, Itaúna, Lavras, Ribeirão das Neves, Timóteo, Uberlândia e Varginha, entre outros.

O crescimento da Optibus em Minas Gerais ecoa a expansão da empresa em várias outras regiões do Brasil, incluindo o estado do Rio Grande do Sul e a cidade do Rio de Janeiro, regiões onde a Optibus se tornou uma solução de software líder para programação e planejamento de serviços de transporte público mais eficientes.

“Com a plataforma Optibus, esperamos obter uma transparência operacional que aprimore nossa tomada de decisão e agilidade no dia a dia. Vemos como um grande atrativo a capacidade do software de gerar rapidamente cenários e reduzir significativamente os custos operacionais”, disse Anderson Lopes, diretor de Estratégia do Grupo Scandia, detentores da  Viação Progresso e Viação Zurick.

“Para manter nossa relevância no mercado, é fundamental que nossa operação conte com tecnologia de ponta, que entregue resultados alinhados aos objetivos de nossa empresa. Após um período de testes, identificamos que a plataforma da Optibus é capaz de fornecer esses resultados com alto custo x benefício, por isso optamos pela adoção dessa ferramenta em todas as operadoras de transporte do nosso grupo”, afirmou Roberto Lessa, diretor da Saritur.

“A plataforma da Optibus trará muito mais flexibilidade e agilidade para a operação de transporte público de todo o Grupo GA Brasil. Trata-se de uma solução que trará um avanço no planejamento de nossos horários, veículos e de nossos motoristas. Estamos muito satisfeitos em dar mais este passo dentro de nossa empresa, modernizando nossos processos e agregando alta tecnologia ao dia a dia da operação”, disse Cristiano Constantino, CEO do Grupo GA Brasil.

Optibus Education em Minas Gerais

Recentemente, a equipe da Optibus Education realizou um treinamento certificado da plataforma Optibus para novos clientes em Minas Gerais, apoiando o processo de digitalização do setor e garantindo que os clientes alcancem seus objetivos.

“É muito gratificante saber que a Optibus é a preferência entre as empresas de transporte coletivo de Minas Gerais quando se trata de utilizar tecnologia avançada para otimizar, modernizar e digitalizar as operações. Estamos ao lado das operadoras para ajudá-las a melhorar sua operação, possibilitando que alcancem os melhores resultados possíveis com nossa plataforma”, comentou Victor Celada, Diretor Regional da Optibus no Brasil.