Na semana trouxemos uma matéria falando sobre o europeu Double Decker Setra Top Class S431DT que algumas empresas os possuem com configuração interna para 78 ou 82 passageiros, podem comportar até 90 passageiros + motorista.
No Brasil, tivemos um veículo com configuração bem semelhante rodando pelas estradas nordestinas. A Auto Viação Progresso possuiu quatro unidades do Busscar El Buss 320 FT com chassi 17.230 EOD da Volkswagen que, pasmem, tinham mais de 70 lugares.
No documento do veículo, consta que ele possui 71 lugares (70 passageiros + motorista), porém segundo diversos comentários que circulam pela internet, ele conta com 72 lugares e banheiro.
Nas fotos internas vemos que a fileira de poltronas do lado esquerdo, que normalmente são com duas poltronas, neste El Buss são com três poltronas fixas, que não reclinam, bem apertadas e no lado direito, fileiras tradicionais com duas poltronas e com o banheiro ao fundo.
O seu interior é bem simples, sem itens de conforto (conforto é o que menos tem no veículo), surpreendendo por ter banheiro. Ele tem um porta-pacotes para pequenas bagagens, luzes de leitura, bagageiro e janelas de correr com cortinas.
Fabricados em 2008, os quatro El Buss de 70 lugares da Progresso tinham os prefixos 2158, 2168, 2178 e 2188. Rodarem em linhas como a Caruaru X Maceió, Arcoverde x Paulo Afonso, Afogados da Ingazeira x Paulo Afonso, Itapetim X Paulo Afonso, entre outras.
Em 2011, esses El Buss já faziam parte da frota da Rodoviária Leão do Norte, empresa que, assim como a Progresso, fazia parte do Grupo ADTSA. Mantiveram os mesmos prefixos que possuíam na Progresso e rodavam em linhas como Caruaru X Cupira e Caruaru X Belo Jardim.
Todos os quatro El Buss já foram vendidos e pelo menos três deles estão atualmente em empresas de turismo em Pernambuco.