Transporte público ainda mais inteligente: Consórcio Transvida, da SPTrans, adota Inteligência Artificial para elevar qualidade de suas operações

Consórcio Transvida opera três lotes de concessão da prestação do serviço de transporte coletivo público de passageiros na cidade de São Paulo.
Image

O Consórcio Transvida, um importante operador da SPTrans, o maior sistema de ônibus da América Latina, vai usar a plataforma de inteligência artificial da Optibus para tornar suas operações de transporte público ainda mais inteligentes, com o uso de soluções movidas a inteligência artificial e algoritmos de otimização. Esta já é a segunda empresa operadora da SPTrans a utilizar a plataforma, juntando-se à MobiBrasil.

O consórcio Transvida opera três lotes de concessão da prestação do serviço de transporte coletivo público de passageiros na cidade de São Paulo. Fazem parte do consórcio as empresas Ambiental Transportes, Transppass Transporte e Viação Campo. Juntas, as empresas operam cerca de mil ônibus, transportando em torno de 18 milhões de passageiros por ano na cidade de São Paulo.

Inicialmente, o Consórcio Transvida implementará os produtos de Planning e Scheduling da Optibus na operadora Ambiental Transportes, e com isso espera melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos usuários do transporte público. Com o uso de uma plataforma baseada em inteligência artificial e algoritmos otimizados, o Consórcio Transvida contará com a plataforma mais avançada do mercado para programação e planejamento do transporte público.

Schedule portuguese 01 2 1

Entre os benefícios da plataforma da Optibus estão o planejamento de rotas e horários, a melhor alocação possível de veículo e tripulação nas viagens, e uma incrível visibilidade de dados – como rotas, horários, indicadores de performance, estatísticas, custo da operação, entre outros – permitindo prever tendências e identificar oportunidades de melhoria da operação. Com isso, é possível tomar decisões baseadas em dados confiáveis e encontrar as melhores estratégias para elevar a eficiência do serviço, oferecendo uma melhor experiência ao passageiro. Para o time de colaboradores, uma ferramenta como a Optibus permite realizar o trabalho de maneira muito ágil e rápida, deixando para trás processos lentos e custosos. Além disso, a plataforma não requer infraestrutura de TI, por ser nativa na nuvem, e é de fácil aprendizado por conta de sua interface altamente amigável.

“Acreditamos que uma das formas de atingir o sucesso em nossa operação e no nosso compromisso com o passageiro é aplicando as melhores práticas e tecnologias, alinhadas aos objetivos da empresa. Neste sentido, identificamos que a plataforma da Optibus pode nos apoiar muito bem em uma operação complexa como é essa da cidade de São Paulo, onde é fundamental ter a capacidade de identificar possíveis problemas e outras ocorrências que possam afetar a operação, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente de nossa parte”,disse Fábio Leão, Diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio Transvida.

onibus ambiental transportes 2

“É uma grande satisfação iniciar este projeto ao lado do Consórcio Transvida, que representa um marco significativo no compromisso contínuo da Optibus em tornar as tecnologias de ponta aplicáveis e acessíveis ao setor de transporte público, impactando positivamente o dia a dia dos operadores de transportes da cidade de São Paulo.” comentou André Vieira, Diretor Regional da Optibus no Brasil.

Sobre a Optibus

A Optibus desenvolve uma plataforma de software nativa na nuvem, de ponta a ponta, para programação, planejamento, escala e operações de transporte público, alimentada por inteligência artificial (IA) e algoritmos de otimização. Agências e operadoras de transporte em mais de 2.000 cidades em todo o mundo confiam na Optibus para aumentar a eficiência e a qualidade do serviço, promover mais acesso ao transporte, reduzir emissões, custos e modernizar suas operações. No Brasil, a plataforma é utilizada por clientes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco. Veja mais no site da Optibus.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.