Sempre à frente do seu tempo! Acredito que todos sabem que a Itapemirim sempre esteve à frente de tudo e todos durante sua trajetória, seja no 3º eixo, entretenimento a bordo, projetos sociais e também no cuidado com seus motoristas.
Em 2005 foi criado o projeto Relax Studio, onde 2 veículos foram modificados para percorrer estradas levando tecnologia para melhorar o rendimento dos seus motoristas. As unidades de apoio receberam detalhamento interno como: sala de foto estímulo (daí o nome em questão: relax studio) e ambiente propício para refeições e descanso, quando a estada do condutor dentro do veículo.
Os 2 veículos Relax Studio foram o 20183 de placa MQH-4690 que ficava na BR-101, e o 20363 de placa MQH-5585 (fotos acima) e este ficava na BR-116. A ideia era ter dois veículos simultaneamente rodando pelas duas principais vias que a Itapemirim circulava.
Os Tribus III com chassi Itapemirim 2-12910-212, possuíam: banheiro, armários, pequena cozinha com geladeira e forno, mesa e assentos, a bancada de condução toda com acabamento personalizado, 3 poltronas largas e confortáveis.
Em 2004 aconteceu a maior tragédia da história da empresa em um acidente que ficou conhecido como o “Carro do Açude” (https://onibusetransporte.com/2020/02/21/tragedia-com-onibus-da-itapemirim-em-barro-completa-16-anos-42-morreram-no-acidente-que-chocou-o-ceara/) e acabou levantando questões sobre o sono dos motoristas e os perigos de viajar à noite. Daí então a empresa fez um estudo com especialistas do sono criando alternativas para melhorar o desempenho dos motoristas e evitar os riscos. A ideia era que a luz azul que era exposta ajudava a a inibir o sono dos motoristas, deixando-os preparados para as viagens noturnas.
Na sala de foto-estímulo, o motorista recebe a exposição do processo de iluminação em intensidade moderada, acompanhada por orientação médica. Com isso, o estado do colaborador da empresa passa para uma melhor disposição e segurança na condução do ônibus até o destino final.
Os ônibus possuíam layout criado pela arquiteta Chiara Ferro – da Carlos Ferro Arquitetura e Design bem como o desenvolvimento do lay-out e design das unidades rodoviárias, adaptadas nas dependências da antiga Tecnobus, em Cachoeiro de Itapemirim. Enquanto a Penha pertencia ao Grupo Itapemirim, os motoristas das duas empresas utilizavam os serviços.
O veículo MQH5585 é o mais comum de se ver até o último ano onde o mesmo esteve exposto na BBF. Já o outro era mais difícil de se ver.
Imagens: Filipe Lima @napoltrona / Yslan Peter / Thiago Alex @brasilbuss / Júlio Barboza