A Transriver Transportes, empresa de transporte urbano de passageiros com sede no Rio de Janeiro e uma das operadoras do projeto ‘Ônibus da Liberdade’ da prefeitura carioca, renova mais uma a vez a frota com um lote com unidades do Caio Apache Vip V, que serão direcionados para a operação das linhas do projeto.
Desta vez os ônibus adquiridos são equipados com os chassis OF-1721 BlueTec6 da Mercedes-Benz, os primeiros da empresa a possuírem esse novo chassi da montadora alemã.
Os Apache Vip V da Transriver vem com três portas do lado direito, capacidade para 49 passageiros sentados em poltronas estofadas e ergonômicas, com cintos de segurança e desenvolvidas para proporcionar fácil limpeza e manutenção, sistema pneumático de porta e trava de janela pneumática.
Os novos ônibus possuem elevador para PNE’s produzidos pela Foca, localizado na porta central e exclusiva, espaço para cadeirantes e poltronas reservadas que tornam o veículo 100% acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Os Vip V da Transriver dispõe ainda de itinerários eletrônicos internos e externos em led na cor branca da marca Luminator, lixeiras, sistema de ar-condicionado da marca Denso, campainhas via wireless, assoalho com tapete plástico antiderrapante, saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto, câmera de ré, além de janelas de correr com barreiras aos efeitos solares.
Sobre o projeto “Ônibus da Liberdade
O projeto Ônibus da Liberdade foi criado pela prefeitura do Rio de Janeiro e tem como objetivo proporcionar transporte gratuito para alunos das escolas da rede municipal localizadas em áreas onde não existe atendimento de transporte público coletivo ou em outras onde o transporte de passageiros opera com intervalos que não atendem à necessidade de deslocamento dos estudantes, tendo em vista a concentração deles nos horários de entrada e saída dos turnos.
Imagens: Rodrigo Gomes