De acordo com o novo cronograma divulgado pelo Governo do Estado, a inauguração do Sistema Aquaviário da Grande Vitória que estava previsto para acontecer ainda no mês de junho foi pela oitava vez adiado para o mês de agosto.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo – SEMOBI em entrevista para o jornal A Gazeta/Rede Gazeta, os eventos-testes deverão acontecer em julho e o segundo barco, que é necessário para início das operações, ainda não chegou ao Espírito Santo.
A documentação da segunda embarcação, apelidada de Penedo, já está concluída e nesta semana passou por testes pela Marinha do Brasil, no Estado da Bahia. O translado da embarcação até o Espírito Santo deve acontecer no início de julho e de acordo com a SEMOBI os eventos-teste dão continuidade à testagem dos barcos e flutuantes e incluem a validação da tecnologia, bilhetagem e o sistema de videomonitoramento.
A previsão é que o Sistema Aquaviário inicie as suas operações com duas embarcações, percorrendo o trajeto entre três estações: Prainha, em Vila Velha; Praça do Papa, em Vitória; e Porto de Santa, em Cariacica.
Fora de operação desde a década de 1990, o Aquaviário deverá ser integrado ao Sistema Transcol, sem cobrança de tarifa adicional e fortalecendo a integração entre Vitória, Vila Velha e Cariacica, através da baía de Vitória.
O anúncio do retorno do Aquaviário, quando divulgado dezembro de 2020, foi muito repercutido pois resulta em um melhor tempo de deslocamento entre as regiões e em muitos resultaram em lembranças de um passado onde para muitas famílias, principalmente de baixa renda, o passeio de Domingo em família acontecia no Aquaviário.
Promessas:
- 24 de dezembro de 2020: governador promete sistema funcionando em 2021;
- 18 de agosto de 2021: secretário diz que primeiras operações começam no início de
2022; - 18 de janeiro de 2022: governador promete modal operando até agosto;
- 27 de setembro de 2022: previsão era inaugurar sistema no fim de 2022;
- 22 de novembro de 2022: governador diz que obra sai até março de 2023;
- 3 de março de 2023: secretário diz que operação começa em abril;
- 11 de abril de 2023: em entrevista à CBN Vitória, governador promete entregar obra em
maio; - 16 de maio de 2023: inauguração é remarcada para junho