Santo André (SP) inicia testes de ônibus elétrico com chassis MB/Eletra e carroceira eMillennium

A prefeitura apresentou na manhã de ontem (03) o veículo que irá realizar os testes pela Viação Guaianazes.
Image

O veículo possui chassis fabricado pela Mercedes-Benz, com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria CAIO eMillennium e bateria e motores elétricos WEG. Com 12,1 metros de comprimento, ele possui capacidade para transportar 70 passageiros.

OT Eletra Santo Andre 2

Além do prefeito, estavam presentes na solenidade o Diretor Comercial da Eletra, Silvestre Sousa e a Diretora da Viação Guaianazes, Lidiane Pinto, que será responsável pelos testes do veículo no município. A previsão e de que os testes durem cerca de sete dias, colhendo dados sobre sua autonomia e de acordo com o prefeito Paulo Serra (PSDB), os primeiros testes servirão para análise e ajudarão na distribuição de outros coletivos elétricos em mais linhas municipais, o que deve acontecer a partir de janeiro de 2024, a depender da disponibilidade de recursos do município.

Veículos em teste

Além do eMillennium com chassis MB/Eletra que deve entrar em operação pela Viação Guaianazes, anteriormente a cidade já havia recebido testes de veículos elétricos em suas linhas municipais. Em outubro de 2021 a Suzantur iniciou em Santo Andre os testes com ônibus elétricos em parceria com a Marcopolo, os veículos possuiam carroceria e chassis do modelo Attivi Integral.

De acordo com a Suzantur, em breve a cidade deve receber mais um veículo para teste e dessa vez com chassis BYD D9A, a expectativa é que o modelo seja encarroçado na carroceria CAIO, modelo similar aos modelos que já rodam em teste pela empresa nas cidades de Diadema e Mauá, também na região do ABC Paulista.

OT BYD DIADEMA

Imagens: Divulgação/Eletra e BYD

, , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Assine nossa newsletter