Vereador de Ribeirão Preto quer a instalação de banheiro nos veículos urbanos municipais

O legislativo do interior de São Paulo aprovou o requerimento do vereador para estudo de viabilidade.
Image

O documento datado de 30 de julho de 2023 é de autoria do vereador Maurício Vila Abranches (PSDB) e foi votado pelos vereadores do legislativo municipal em Sessão Ordinária, realizada na última quarta-feira (05). De acordo com o vereador “a falta de banheiros nos ônibus compromete a saúde, o bem-estar e a dignidade dos usuários do transporte coletivo”.

Como consideração para a solicitação do Requerimento nº 4293/2023, o vereador cita que “Pessoas de todas as faixas etárias e condições de saúde, incluindo idosos, crianças, deficientes, indivíduos com incontinência fecal e/ou urinária, doença renal crônica, retocolites e outras condições do sistema excretor utilizam o transporte público e coletivo de passageiros no município”.

O Requerimento também questiona que o acordo para a renovação da frota, feito entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e o consórcio Pró Urbano, que permitiu o repasse de 70 milhões de reais para renovação da frota, e autorizado na Lei Complementar nº 3150/2022. De acordo com o texto a lei prevê a obrigatoriedade na aquisição de ônibus dotados de ar-condicionado, Wi-Fi, conexão USB e preferencialmente suspensão pneumática e que deve ser trocada completamente a frota até 2024, com a troca de 50% (cinquenta por cento) da frota em 2023, mas que o vereador não localizou sequer estudos para a implantação de banheiros nos referidos ônibus.

Nas palavras de Vila Abranches, “essa implementação é muito aguardada e necessária à população.”

O Requerimento atualmente está em tramitação e o texto aguardando análise da Secretaria Executiva. Você pode acessar o requerimento e ler na íntegra diretamente do site da Câmara Muncipal ou pelo link https://publico.camararibeiraopreto.sp.gov.br/pysc/download_materia_pysc?cod_materia=NDMzNTEz&texto_original=1.

Imagem: FL Piton