Volkswagen comemora 70 anos no Brasil e anuncia a volta das vendas da Kombi no país

Ela mesmo, o 'Velha Senhora' mais amada dos brasileiros estará de volta nas concessionárias.
Image

Nas últimas semanas até quem não é apaixonado por carro está por dentro do aniversário da marca Volkswagen no Brasil, a montadora está fazendo uma série de anuncios de investimentos no país com projetos de eletrificação da frota, cabono zero, lançamentos de novos produtos e é claro, como em todo aniversário que se preze, relembrar os bons momentos. Agora, nem de longe, nenhum anúncio de milhões de dólares em investimento marcaram tanto as redes sociais quanto os comerciais da Kombi.

Faz 10 anos que a nossa querida ‘Velha Senhora’ deixou o Brasil, em 2013, quando as novas legislações de equipamentos de segurança obrigaram a Volkswagen do Brasil a encerrar a sua produção. O assunto foi tema de pautas em jornais internacionais, afinal, a Kombi moveu muitos apaixonados pelo mundo, e nas mais diversas loucuras, não é difícil achar histórias de festivais de música, voltas ao mundo e até de partos dentro de uma Kombi.

O vídeo no YouTube oficial da Volkswagen do Brasil conta com mais de 4.4 milhões de visualizações em 4 dias.

Agora a Volkswagen do Brasil anuncia a volta da Kombi para o Brasil, mas ela está diferente do modelo que já conhecemos. Afinal, 10 anos de férias na Europa faz bem para qualquer um e ela desembarcou até com um passaporte diferente. Ela está eletrificada, com motores movidos 100% a bateria e com o nome de ID.Buzz.

Nem parece até 2005 o motor do modelo era resfriado a ar, enquanto muitos veículos do país já eram resfriados a água, através de radiadores, e não dá para negar que o modelo anterior possuía pouco conforto para dirigir, ou até mesmo para quem estava de passageiro.

Mas a Kombi marcou época, conquistou o coração de muitas nações, quando foi lançada em 2022 as unidades disponíveis na Europa se esgotaram antes mesmo da 1ª unidade ser entregue ao comprador. Agora o modelo não abre mão do conforto e de linhas modernas, possui capacidade para transportar até 7 pessoas, o modelo anterior transportava 9 ocupantes e podia chegar a 15 em versões de transporte escolar.

Mesmo agora que o ID.Buzz não se enquadre mais nas especificações de uma van, afinal o modelo brasileiro que deixou de ser vendido em 2013 era uma van, mas era praticamente o modelo limite que definia a diferença entre as habilitações “B” e “C” no CTB – Código de Trânsito Brasileiro, nós não poderíamos deixar de comentar sobre o lançamento e as mudanças.

Um clássico do futuro

A montadora alemã ainda não detalhou valores e nem datas, mas além da confirmação, o que se sabe é que por enquanto será uma edição limitada a 70 unidades em comemoração aos 70 anos de história da marca no país, mais detalhes sobre as unidades vendidas no Brasil devem ser anunciados em breve. De 1957 até 2013, foram mais de 1,4 milhões de Kombis comercializadas no Brasil.

Totalmente elétrico, o ID.Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. Foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.

db1d5435 a5d9 422a 9431 2a5b18147d1d
Kombi e ID.Buzz (Divulgação/Volkswagen do Brasil)

O ícone automotivo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.

Assim como toda a linha de elétricos da VW, o pacote de assistências é extenso. Na lista estão sistemas como: Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais, considerando os 4,7 metros de comprimento da Kombi Elétrica. Tudo para uma direção segura e sempre divertida a bordo da lenda.

Eletrificação da marca no Brasil

Além do modelo ID.Buzz a Volkswagen também está lançando o modelo ID.4 no mercado nacional e através da estratégia ‘ACELERA VW’ pretende lançar 15 modelos elétricos no Brasil até 2025. De acordo com a marca o mercado de elétricos cresceu 21,7% de 2021 para 2022 no país.

Vale lembrar também que recentemente a VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus revelou o modelo e-Volksbus, chassis para ônibus elétrico da marca, que iniciará teste em operadores reais em breve, e já vem a alguns anos trabalhando no seu caminhão e-Delievery em algumas áreas de atuação no Brasil, como por exemplo, logística e distribuição em grandes centros urbanos.

Imagens: Divulgação/Volkswagen do Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus