Na última sexta-feira (07) a Embraer, fabricante de aeronaves brasileira, comemorou os 50 anos do primeiro voo comercial de passageiros do EMB-110C ‘Bandeirante”, 0 modelo foi o primeiro da empresa a operar voos do tipo. A unidade foi entregue em abril de 1973 para a extinta Transbrasil, tinha capacidade para transportar 18 passageiros.
Após cerca de 4 meses de certificação e treinamentos, em 07 de agosto de 1973, a aeronave de prefixo PT-TBA realizava seu primeiro voo comercial e ali decolava também a indústria de fabricação de aeronaves brasileiras. Em comemoração, a Embraer divulgou um vídeo que mostra a trajetória dos seus aviões comerciais até chegar na série E2. da família E-Jets, a de maior sucesso da fabricante brasileira.
A histórica aeronave voou por três anos na companhia aérea, ao todo foram produzias quase 500 unidades entre 1968 e 1990, quando teve sua produção encerrada, e exportadas para mais de 30 países. Hoje cerca de 100 unidades ainda estão em operação no mundo.
Atualmente a Embraer está presente no mercado comercial com sete modelos da família E-Jet, em duas gerações E1 e E2, e a única operadora nacional dos modelos é a Azul Linhas Aéreas, empresa coligada ao Grupo Águia Branca após a fusão com a TRIP Linhas Aéreas.
A Embraer também atua na área de aeronaves de negócios, com jatos executivos das famílias Phenom e Praetor, e também na aviação militar com o A-29 ‘Super Tucano’ e o KC-390 ‘Millennium’. Em dezembro de 2022, a Embraer apresentou novos conceitos de aeronaves, como parte dos avanços do programa Energia – iniciativa da Embraer para zerar as emissões de poluentes na indústria da aviação até 2050.
Imagens: Acervo histórico e Divulgação/Embraer