Transporte público de Fortaleza já conta com 83% dos aparelhos de ar condicionado religados

Os veículos tiveram seus aparelhos desligados como medida de contenção do avanço da pandemia de COVID-19.
Image

Segundo informações da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor, órgão responsável pela fiscalização e gerenciamento do transporte urbano na capital cearense, atualmente estão em circulação 654 veículos da frota municipal equipados com aparelhos de ar condicionado em pleno funcionamento.

Desde maio de 2023, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor determinou que fosse realizado o processo de religamento dos equipamentos de ar condicionado em ônibus municipais. Essa medida foi anunciada pela Prefeitura após o reajuste na tarifa dos ônibus urbanos do município. Para que o aumento no subsídio do transporte público passasse de R$ 30 milhões para R$ 90 milhões, foi estabelecido que a ativação dos aparelhos de ar condicionado fosse uma condição, essa medida foi aprovada pela Câmara Municipal.

A frota municipal, que conta com 784 veículos equipados com o sistema de refrigeração, circulavam com o sistema desativado desativado desde 16 de março de 2020, como medida para conter a propagação do coronavírus. A previsão é que até agosto todos os ônibus que possuem o aparelho já estejam em circulação com o ar condicionado ligado. A Prefeitura de Fortaleza informou que, após mais de 3 anos desativados, os sistemas de refrigeração estão passando por manutenções e higienização antes de serem religados e enviados para as operações.

Além disso, em julho, foram entregues 54 novos ônibus para a população, os quais iniciaram suas operações com os aparelhos de ar condicionado já em funcionamento. Esses veículos novos não precisaram passar por revisão para serem ligados. Atualmente, a frota municipal possui 1.437 veículos operando, e quando todos estiverem em pleno funcionamento, os ônibus com ar condicionado devem representar 54% da frota municipal.

Imagens: Divulgação/Etufor